Negócios

Transporte de passageiros recua 0,8% em novembro, diz Latam

Apenas no Brasil foram 2,78 milhões de passageiros que viajaram pela TAM em novembro, um recuo de 5,5% sobre igual período do ano passado


	Poltronas vazias em avião da TAM: resultado consolidado do grupo em novembro mostra que demanda de passageiros diminuiu 0,6%, enquanto oferta diminuiu em 4,9%
 (Marcio Jumpei/Divulgação)

Poltronas vazias em avião da TAM: resultado consolidado do grupo em novembro mostra que demanda de passageiros diminuiu 0,6%, enquanto oferta diminuiu em 4,9% (Marcio Jumpei/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2013 às 16h46.

São Paulo - O Grupo Latam, formado pelas companhias aéreas LAN e TAM, transportou 5,62 milhões de passageiros em novembro, o que representa uma queda de 0,8% sobre o total verificado em igual mês de 2012.

Apenas no Brasil foram 2,78 milhões de passageiros que viajaram pela TAM em novembro, um recuo de 5,5% sobre igual período do ano passado.

Os passageiros das operações da LAN nos países de língua espanhola que a companhia atua - Argentina, Chile, Peru, Equador e Colômbia - somaram 1,74 milhões (alta de 6,9% no período) e os viajantes internacionais do grupo chegaram a 1,10 milhão (avanço de 0,6%).

O resultado consolidado do grupo em novembro mostra que a demanda (RPK) de passageiros diminuiu 0,6%, enquanto a oferta (ASK) diminuiu em 4,9%.

A taxa de ocupação (load factor) da Latam para novembro cresceu 3,6 pontos porcentuais ante o mesmo mês de 2012, para 82,6%. De acordo com comunicado do grupo divulgado nesta segunda-feira, 09, o tráfego internacional de passageiros representou aproximadamente 51% do total no mês.

O tráfego de carga do Grupo Latam recuou 2,3% em novembro, ante igual mês de 2012, e a capacidade diminuiu 6% em igual base de comparação. Os resultados levaram ao load factor de 63% nas operações de carga em novembro, sobre 60,7% verificado em igual mês do ano passado.

Segundo o Grupo Latam, houve recuo nas operações dos aviões cargueiros e menor disponibilidade nos porões das aeronaves de passageiros em novembro. A companhia informou que verificou em novembro redução das importações para a América do Sul.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasSetor de transporteAviaçãocompanhias-aereasLatam

Mais de Negócios

Melhores e Maiores 2025: o mais reconhecido prêmio da economia brasileira acontece hoje

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China