Negócios

Transpetro lança ao mar primeiro navio construído no Rio em 13 anos

Valor estimado das 46 embarcações encomendadas pelo Promef é de 4,7 bilhões de dólares

Embarcação: O estado do Rio tem 16 navios encomendados pelo Promef, com 2,2 bilhões de reais em investimentos (.)

Embarcação: O estado do Rio tem 16 navios encomendados pelo Promef, com 2,2 bilhões de reais em investimentos (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

São Paulo - A Transpetro lançou ao mar hoje (24/6), no Estaleiro Mauá, o primeiro navio construído no estado do Rio de Janeiro para o Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). O Programa encomendou 49 navios, dos quais três estão em fase final de licitação. O valor estimado das 46 embarcações já licitadas é de 4,7 bilhões de dólares.

O estado do Rio tem 16 navios encomendados pelo Promef, com 2,2 bilhões de reais em investimentos. O programa vai criar pelo menos 50.000 empregos no Estado, sendo 10.000 diretos e 40.000 indiretos, segundo a Petrobras. Antes da criação do Promef, a indústria brasileira de construção naval empregava cerca de 2.000 trabalhadores em todo o país. Agora, esse número supera 46.000, segundo a estatal.

O navio lançado hoje - batizado Celso Furtado, em homenagem ao economista - servirá para transporte de derivados claros de petróleo, com capacidade para 48.300 toneladas de porte bruto e 183 metros de comprimento. Além do batismo e do lançamento, também foi realizada a sinalização da montagem de uma nova embarcação encomendada pelo Promef.

O navio Celso Furtado é o primeiro encomendado a um estaleiro fluminense pela Petrobras a ser lançado ao mar, 13 anos após a última entrega. O último havia sido o Livramento, finalizado em 1997 pelo Estaleiro Eisa. O Livramento demorou 10 anos para ser concluído, em meio a uma grave crise do setor, segundo a Petrobras.

A exploração e a entrada em produção dos campos do pré-sal abrem perspectivas de encomendas para a indústria naval brasileira, segundo a Petrobras.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCapitalização da Petrobrascidades-brasileirasDados de BrasilEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoMetrópoles globaisPetrobrasPetróleoRio de Janeiro

Mais de Negócios

Franquias no RJ faturam R$ 11 bilhões. Conheça redes a partir de R$ 7.500 na feira da ABF-Rio

Mappin: o que aconteceu com uma das maiores lojas do Brasil no século 20

Saiba os efeitos da remoção de barragens

Exclusivo: Tino Marcos revela qual pergunta gostaria de ter feito a Ayrton Senna