Negócios

Toyota supera GM e lidera vendas de carros no mundo em 2012

Montadora japonesa retomou o trono e desbancou GM e Volks com um crescimento de vendas de 22% no ano

Bill Fey, vice-presidente da Toyota, apresenta novo modelo Corolla Furius durante o Salão do Automóvel de Detroit 2013 (Rebecca Cook, Reuters)

Bill Fey, vice-presidente da Toyota, apresenta novo modelo Corolla Furius durante o Salão do Automóvel de Detroit 2013 (Rebecca Cook, Reuters)

Tatiana Vaz

Tatiana Vaz

Publicado em 15 de janeiro de 2013 às 09h47.

São Paulo – Mais uma vez a Toyota destronou a GM em vendas de carros no mundo e voltou ao topo das maiores montadoras globais. A empresa japonesa vendeu 9,7 milhões de carros e caminhões no ano passado, enquanto as vendas da concorrente americana ficaram em 9,29 milhões de unidades.

As duas montadoras tiveram crescimento de vendas globais. Porém, a Toyota apresentou um número muito mais expressivo: cresceu 22% no ano, enquanto as vendas da concorrente americana subiram apenas 2,9%.

A GM foi a montadora líder de vendas por mais de sete décadas antes de perder o título para a Toyota em 2008. Mas retomou ao pódio de vendas em 2011, quando as fábricas da Toyota no Japão tiveram suas produções prejudicadas em decorrência do terremoto no país. O desastre fez com que a montadora acabasse por vender menos carros e pudesse se recuperar apenas no ano passado.

A Toyota deve lançar um novo Corolla em 2013 para manter a liderança, estima Jeff Schuster, vice-presidente sênior para LMC Automotive, consultoria de estatísticas do setor. "Eu acho que vai ser o suficiente para mantê-los em sua posição", diz ele durante o Salão do Automóvel de Detroit, que acontece nesta semana nos Estados Unidos.

A GM também deve se armar para, ao menos, manter a segunda posição no ranking. A montadora superou por pouco as vendas da concorrente alemã Volkswagen, que vendeu um recorde de 9,1 milhões de veículos, um aumento de 11% no mundo todo. Apenas no mercado americano, as vendas da VW subiram 34%, lideradas pelos modelos Passat e Jetta, e ajudaram a montadora a superar as quedas nas vendas de carros na Europa. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas japonesasEmpresas americanasCarrosAutoindústriaVeículosMontadorasVolkswagenToyotaEmpresas alemãsGM – General MotorsIndústriaToyota Corolla

Mais de Negócios

De olho na próxima geração de líderes, Saint Paul lança graduação inédita em Administração

Com nova experiência, Smiles dobra oferta de hotéis que rendem milhas

Ela perdeu o emprego e decidiu recomeçar. Hoje lidera um grupo de R$ 4 milhões

Consumo de refrigerantes cai na América Latina em 2024, aponta pesquisa