Negócios

Toyota eleva previsão de lucro apoiada em iene fraco

Desvalorização do iene tem sido benéfica para a Toyota, que exporta cerca da metade dos veículos que produz no Japão

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2015 às 07h57.

Tóquio - A Toyota elevou projeção de lucro operacional nesta quarta-feira numa decisão amplamente esperada uma vez que o iene mais fraco impulsiona o valor das vendas da companhia no exterior e compensa a demanda em queda no Japão.

A desvalorização do iene tem sido benéfica para a Toyota, que exporta cerca da metade dos veículos que produz no Japão. Os cortes de custos realizados quando o iene oscilou perto de máximas recordes nos últimos anos também vem ajudando o lucro da companhia.

A maior montadora do mundo agora estima um lucro recorde de 2,70 trilhões de ienes (22,93 bilhões de dólares) para o ano que se encerra em 31 de março.

O valor é 8 por cento mais alto que a projeção anterior de 2,5 trilhões de ienes e se compara com a estimativa média de 2,762 trilhões apurada pela Thomson Reuters I/B/E/S junto a 30 analistas.

A projeção revisada coloca a margem de lucro operacional estimada para a Toyota em 10 por cento, ante 9,4 por cento baseados na previsão anterior.

"Isso é resultado de nossos esforços iniciados durante a época de iene forte para impulsionar a lucratividade por carro e reduzir os custos fixos", disse um representante da montadora sobre a margem de lucro. Para o período de outubro a dezembro, a Toyota informou que o lucro operacional cresceu 27 por cento, para 762,88 bilhões de ienes, ante estimativa média de 690,21 bilhões entre 15 analistas.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas japonesasLucroCarrosAutoindústriaVeículosMontadorasToyotaIndústria

Mais de Negócios

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner