Negócios

Toyota eleva previsão de lucro anual em 10% por EUA

Aumento foi apoiado pelas fortes vendas no mercado norte-americano e beneficiada pelo iene mais fraco


	Fábrica da Toyota no Japão: apesar dos resultados positivos, montadora afirmou que não irá construir fábricas nos próximos 3 anos
 (Junko Kimura/Getty Images)

Fábrica da Toyota no Japão: apesar dos resultados positivos, montadora afirmou que não irá construir fábricas nos próximos 3 anos (Junko Kimura/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2013 às 08h47.

Tóquio - A Toyota Motor elevou sua previsão de lucro anual, apoiada em fortes vendas no importante mercado norte-americano e beneficiada pelo iene mais fraco, o que deve levar as operações japonesas da montadora ao lucro pela primeira vez em cinco anos.

Em contrapartida, a maior montadora do mundo em vendas afirmou que não vai construir fábricas nos próximos três anos, apesar da recuperação dos resultados que foram deteriorados com a crise financeira de 2008.

A Toyota elevou a estimativa de lucro para o ano fiscal até março em mais de 10 por cento, para 860 bilhões de ienes (9,3 bilhões de dólares), com fortes vendas do sedã Camry e outros modelos nos Estados Unidos.

A companhia espera vender 2,2 milhões de veículos nos EUA no atual ano fiscal, alta de cerca de 6 por cento sobre o ano anterior.

Em 2013, a Toyota estima vender 8,9 milhões de veículos em todo o mundo. Se somadas as demais marcas do grupo --Daihatsu Motor e Hino Motors--, a previsão é de 9,91 milhões de undiades.

No ano passado, a empresa vendeu recorde de 8,72 milhões de unidades globalmente, enquanto as vendas de todo o grupo foram de 9,75 milhões de veículos, superando a General Motors e recuperando a liderança do setor.

No trimestre até dezembro, a Toyota teve lucro líquido de 99,9 bilhões de ienes, alta de 23,5 por cento sobre um ano antes, mas abaixo da projeção de analistas, de 143,7 bilhões, em pesquisa da Thomson Reuters I/B/E/S.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEmpresasEmpresas japonesasJapãoLucroMontadorasPaíses ricosToyota

Mais de Negócios

Empresa cresce num mercado bilionário que poupa até 50% o custo com aluguel

Como esta administradora independente já vendeu R$ 1 bilhão em consórcios

De food truck a 130 restaurantes: como dois catarinenses vão fazer R$ 40 milhões com comida mexicana

Peugeot: dinastia centenária de automóveis escolhe sucessor; saiba quem é