Negócios

Toyota corta produção pela 1ª vez em 11 meses

Montadora japonesa explicou que a redução foi resultado do recuo das vendas e das exportações

O ritmo da Toyota não é o mesmo de outras fabricantes japonesas (Joe Raedle/Getty Images)

O ritmo da Toyota não é o mesmo de outras fabricantes japonesas (Joe Raedle/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2010 às 09h42.

Tóquio - A Toyota Motor informou hoje o corte de sua produção no Japão pela primeira vez em 11 meses em setembro, enquanto todos os seus competidores ampliaram a fabricação de veículos. Segundo a montadora, a redução foi resultado do recuo das vendas e das exportações.

A maior montadora do Japão produziu 305.853 veículos no país no mês passado, o que marca uma queda de 1,4% em relação ao volume fabricado no mesmo período do ano passado. Em sentido contrário, a Honda Motor e a Nissan Motor aumentaram sua produção em dois dígitos em termos porcentuais.

A Toyota, que anunciou na semana passada planos para iniciar a produção de seu híbrido Prius na Tailândia e um recall de 1,5 milhão de veículos, reportou que suas vendas diminuíram 6,3% em setembro, enquanto as exportações recuaram 11%.

A queda das vendas é consistente com os dados divulgados no início deste mês, que mostraram que as vendas totais de veículos no Japão recuaram 4,1% em setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, depois que o governo japonês encerrou seu programa de subsídios para carros eficientes no consumo de combustível.

O programa deu suporte ao crescimento das vendas de automóveis desde que foi introduzido, em junho de 2009, oferecendo incentivos para o descarte de carros velhos em favor de novos modelos movidos a gás.

O ritmo da Toyota, porém, diverge do de outras fabricantes de automóveis japoneses nos mercados estrangeiros. Apoiadas pela forte demanda da China e de outros países asiáticos, as exportações das montadoras japonesas cresceram 14,4% em setembro, em bases anuais, de acordo com dados divulgados pelo governo. As vendas nos EUA cresceram 28,5% no mesmo período, elevando as esperanças de uma pequena elevação das compras nos últimos três meses do ano. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaEmpresasEmpresas japonesasIndústriaIndústrias em geralMontadorasPrejuízoToyota

Mais de Negócios

Campeões da contratação: por que alguns profissionais são mais cobiçados que outros?

Revolução em uma xícara: como a Nespresso mudou a forma como as pessoas tomam café

Maria Isabel Antonini assume como CEO do G4 Educação no lugar de Tallis Gomes

Elon Musk ou Steve Jobs? Responda perguntas e veja qual seu estilo de inovação