Negócios

Toyota apresenta ao governo ideias para veículos híbridos

Atualmente o veículo híbrido é produzido apenas na Ásia pela empresa - fabricado no Japão e montado na China e na Tailândia


	Toyota: "Tivemos uma conversa exploratória a respeito das possibilidades de a gente vir a produzir o veículo híbrido no país", disse vice-presidente executivo da empresa
 (Scott Olson/Getty Images/AFP)

Toyota: "Tivemos uma conversa exploratória a respeito das possibilidades de a gente vir a produzir o veículo híbrido no país", disse vice-presidente executivo da empresa (Scott Olson/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2013 às 15h53.

Brasília - O vice-presidente executivo da Toyota, Luiz Carlos Andrade, apresentou nesta terça-feira, 15, ao Ministério da Fazenda propostas para incentivar a produção e venda de veículos híbridos no país.

Ele se reuniu com o secretário de Política Econômica, Márcio Holland. Ao final do encontro, Andrade afirmou que não poderia dar detalhes das alternativas apresentadas pela montadora.

"Tivemos uma conversa exploratória a respeito das possibilidades de a gente vir a produzir o veículo híbrido no país", disse. "Viemos apresentar algumas alternativas e ouvir do governo como ele recebe uma iniciativa como essa. Nesse momento, eles ouviram e se comprometeram a examinar para termos uma nova conversa."

Em julho, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) pediu ao governo a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para importação de uma cota de automóveis híbridos e elétricos até 2017.

Hoje, o IPI para esse tipo de veículo é de 25%. Andrade afirmou hoje que "a ideia inicial e viável" seria primeiro importar, para depois pensar em um processo de montagem e produção.

Atualmente o veículo híbrido é produzido apenas na Ásia pela empresa - fabricado no Japão e montado na China e na Tailândia.

A tecnologia híbrida inclui, por exemplo, carros com motor elétrico acoplado a motor a combustão ou mesmo aqueles que são carregados na tomada. A Toyota possui hoje três fábricas de veículos com motor a combustão em São Paulo.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros elétricosCarros híbridosEmpresasEmpresas japonesasIndústriaIndústrias em geralMontadorasToyota

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem