Negócios

TOTVS é a melhor da indústria digital de 2012

Fundada em 1983 como Microsiga, empresa tocou um ambicioso projeto de expansão no país e agora planeja crescer no exterior

Laér­cio Cosentino, da TOTVS: empresa que nasceu em 83 é líder em softwares de gestão no Brasil (Germano Lüders/EXAME.com)

Laér­cio Cosentino, da TOTVS: empresa que nasceu em 83 é líder em softwares de gestão no Brasil (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2012 às 20h36.

São Paulo – A TOTVS foi escolhida a melhor empresa da indústria digital do prêmio de Melhores e Maiores, da revista EXAME. Especializada em programas que reúnem todas as informações de uma corporação em um só pacote, a Totvs foi a primeira do setor a abrir capital na bolsa de valores. A operação levantou 460 milhões de reais em 2006. 

Mas a trajetória da companhia começou bem antes de ela ver seus papéis serem negociados no mercado. Em 1983, Laércio Cosentino propôs ao sócio Ernesto Haberkorn que montassem a Microsiga, fabricante de softwares para pequenas e médias empresas. Dali em diante, a empresa percorreria diferentes caminhos para crescer: a expansão por franquias no começo dos anos 90 e o aporte do fundo de private equity Advent em 99 foram apenas alguns deles. 

Rebatizada de TOTVS, a companhia foi às compras depois da injeção de capital proporcionada pelo IPO: além da Logocenter, que havia sido comprada em 2004, a companhia levou a RM Sistemas e a Datasul, consolidando sua liderança absoluta no segmento de softwares de gestão. Empresas menores também engordaram sua carteira - em 29 anos de história, a Totvs fez mais de 40 aquisições.

Agora, a ideia é estender as operações para além das fronteiras nacionais: em 2011, por exemplo, a empresa criou um time dedicado ao mercado estrangeiro. No mesmo ano, a Totvs obteve um lucro líquido ajustado de 75,8 milhões de dólares, com margem de vendas de 13%. 

Acompanhe tudo sobre:Empresasempresas-de-tecnologiaTecnologia da informaçãoTotvsMelhores e MaioresIndústria digital

Mais de Negócios

20 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para abrir até o Natal

Os planos desta empresa para colocar um hotel de R$ 70 milhões do Hilton em Caraguatatuba

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife