Negócios

Toshiba anuncia planos para se dividir em duas empresas

O grupo com sede em Tóquio informou que planeja separar o departamento de aparelhos, incluindo o negócio de semicondutores, para acelerar a tomada de decisões e reforçar sua cotação na Bolsa

Toshiba: A empresa considerou no ano passado a ideia de divisão em três partes, mas depois optou por duas (AFP/AFP)

Toshiba: A empresa considerou no ano passado a ideia de divisão em três partes, mas depois optou por duas (AFP/AFP)

A

AFP

Publicado em 7 de fevereiro de 2022 às 07h14.

O grupo japonês Toshiba, fabricante de aparelhos elétricos e eletrônicos, anunciou planos para sua divisão em duas empresas, após um período turbulento para o conglomerado industrial.

O grupo com sede em Tóquio informou que planeja separar o departamento de aparelhos, incluindo o negócio de semicondutores, para acelerar a tomada de decisões e reforçar sua cotação na Bolsa.

Os acionistas que entraram em conflito com a administração sobre a melhor forma de dirigir a empresa devem aprovar a proposta em uma votação marcada para março.

A Toshiba considerou no ano passado a ideia de divisão em três partes, mas depois optou por duas, ao destacar que "pode reduzir significativamente os custos da separação, assegurar a saúda financeira de cada empresa e reduzir a incerteza". O grupo espera completar a divisão no segundo semestre do ano fiscal de 2022-23.

Os acionistas da Toshiba votaram no ano passado para remover o presidente do conselho de administração, após uma série de escândalos e prejuízos.

Acompanhe tudo sobre:Empresas japonesasIndústria de eletrodomésticosToshiba

Mais de Negócios

Ele já foi chaveiro, pintor e empacotador. Hoje fatura R$ 106 milhões e tem clientes fora do Brasil

Turismo brasileiro cresce — e a culpa é desse esporte

Tchau TAG? Essa ideia pode resolver o trânsito nos pedágios e economizar até R$ 60 milhões

Pés cansados? Fabricantes de calçados mudam estratégia e apostam em conforto