Invest

Toro compra fintechs Mobills e Monetus de olho no open banking

Operação se insere em contexto de consolidação de negócios para o investidor pessoa física, em ambiente estimulado pela queda dos juros e o avanço da tecnologia a custos mais baixos

Toro: a movimentação irá acelerar a conexão da plataforma com o open banking | Foto: Getty Images (anyaberkut/Getty Images)

Toro: a movimentação irá acelerar a conexão da plataforma com o open banking | Foto: Getty Images (anyaberkut/Getty Images)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 17 de junho de 2021 às 10h11.

Última atualização em 17 de junho de 2021 às 10h12.

O acelerado desenvolvimento do mercado financeiro no país, com a queda das taxas de juros e o avanço da tecnologia, continua a estimular negócios entre os participantes em busca de ganhos de escala e sinergias. O foco é ampliar o leque de produtos e serviços para o investidor pessoa física.

É um movimento liderado por players como o BTG Pactual (BPAC11), com uma série de aquisições de corretoras, gestoras e parcerias com escritórios de agentes autônomos.

ESG: conheça o MBA da EXAME Academy para se preparar para esse mercado promissor

Nesta quinta-feira, 17, foi a vez de a Toro Investimentos -- que foi adquirida pelo Santander (SANB11) em 2020 -- anunciar a compra das fintechs Mobills e Monetus por valores não revelados.

Segundo o comunicado, o negócio visa complementar a oferta de serviços da plataforma de investimentos. A aquisição de 100% do capital da Monetus e da Mobills envolve dinheiro e troca de ações, transformando acionistas de ambas as empresas em sócios da Toro. A operação depende ainda de aprovação dos reguladores.

Com a aquisição, os usuários das duas fintechs serão adicionados ao ecossistema da Toro. Segundo a empresa, a movimentação também irá acelerar a conexão da plataforma com o open banking, permitindo que clientes tenham uma visão agregada de suas contas em outras instituições e automatizem estratégias de investimento personalizadas. 

Sobre as fintechs 

A Mobills tem uma variedade de aplicativos financeiros que contam com mais de 30 milhões de downloads, ainda segundo o comunicado. O principal deles é o app homônimo, com 10 milhões de downloads. Já a Monetus é uma das pioneiras na criação de um app de investimento automatizado baseado em objetivos. 

"Mobills e Monetus fortalecem o ecossistema aberto da Toro com milhões de pessoas buscando melhorar suas finanças, ferramentas escaláveis de planejamento financeiro e investimentos baseadas nos objetivos dos clientes e uma rede empreendedora e descentralizada de especialistas", afirma Gabriel Kallas, presidente da Toro Investimentos.

O executivo acrescenta que, assim como a Toro, Mobills e Monetus são empresas que crescem em ritmos superiores a 100% ao ano, utilizam capital gerado pela própria atividade e já atingiram lucro.

Acompanhe tudo sobre:BBTG11FintechsInvestimentos-pessoaisopen-bankingSantander

Mais de Invest

Ele começou o negócio de maneira improvisada em casa. Agora, capta R$ 125 milhões

Antes isentos, fundos imobiliários podem começar a pagar imposto com reforma tributária

Unicórnios brasileiros: quais startups valem mais de US$ 1 bilhão?