Negócios

Todos os olhos em Detroit

Ao abrir as portas para a imprensa nesta segunda-feira, o Salão do Automóvel de Detroit mostrará o porquê ainda é — apesar da crise profunda que atinge a cidade — o mais prestigiado evento da indústria automotiva do mundo. São esperados os lançamentos de 40 modelos. Os americanos, fãs de grandes SUVs, poderão conferir as novas […]

GMC TERRAIN: os SUVs são 63% do mercado americano de veículos  / Divulgação

GMC TERRAIN: os SUVs são 63% do mercado americano de veículos / Divulgação

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2017 às 04h49.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h32.

Ao abrir as portas para a imprensa nesta segunda-feira, o Salão do Automóvel de Detroit mostrará o porquê ainda é — apesar da crise profunda que atinge a cidade — o mais prestigiado evento da indústria automotiva do mundo.

São esperados os lançamentos de 40 modelos. Os americanos, fãs de grandes SUVs, poderão conferir as novas versões do GMC Terrain e do Chevrolet Traverse. A Nissan levará o Rogue, enquanto a Volkswagen deve apresentar uma versão turbinada do Tiguan. Com exceção deste último, nenhum dos outros modelos é vendido no Brasil. O ano de 2016 foi de recorde de venda de veículos nos Estados Unidos, com 17,5 milhão de unidades. A comercialização de SUVS subiu 3%, respondendo por 63% do mercado total de automóveis no país.

Para competir com as feiras de tecnologia — como a CES, terminada no final de semana — que cada vez mais apresentam carros conectados e elétricos, o salão terá uma área dedicada à inovação. Cerca de 100 startups exibirão suas soluções de mobilidade e de software. Nessa área, o mercado aguarda ansiosamente a apresentação de uma minivan autônoma fruto da parceria entre o Google e a Fiat Chrysler.

Nos bastidores, as conversas devem ser sobre a defesa que o presidente eleito Donald Trump tem feito da indústria americana — e da ameaça de taxar em 35% os carros fabricados no exterior. Após críticas na campanha e tuítes de Trump, a montadora de automóveis Ford desistiu de uma fábrica de 1,6 bilhão de dólares no México. Em seu lugar, a companhia fará um investimento de 700 milhões em uma unidade de veículos elétricos no estado americano do Michigan. Trump também criticou a Chevrolet e a Toyota por decidirem produzir alguns de seus modelos no México.

Para quem não gosta de carros mas tem filhos vale ficar de olho em Detroit por outra razão: será exibido em primeira mão o trailer da animação Carros 3, com estreia prevista para junho deste ano.

Acompanhe tudo sobre:Exame HojeÀs Sete

Mais de Negócios

38 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para trabalhar em cidades pequenas (e no interior)

Quais são os maiores supermercados do Rio Grande do Sul? Veja ranking

Brasileiro mais rico trabalhou apenas um ano para acumular fortuna de R$ 220 bilhões

Quais são os maiores supermercados do Nordeste? Veja quanto eles faturam