Negócios

Time do Arsenal é vendido a bilionário americano

E. Stanley Kroenke assume o controle da tradicional equipe britânica

Equipe do Arsenal: entre os maiores faturamentos do futebol mundial (Getty Images)

Equipe do Arsenal: entre os maiores faturamentos do futebol mundial (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2011 às 17h06.

São Paulo - O Arsenal Football Club tem um novo dono: o bilionário americano E. Stanley Kroenke, que fez fortuna atuando nos ramos imobiliário e esportivo. Por meio da Kroenke Sports Enterprise, o americano elevou sua fatia no Arsenal para 62,89% e passou a controlar sozinho a equipe.

De acordo com a imprensa internacional, a transação avalia o Arsenal em 1,2 bilhão de dólares. Kroenke iniciou sua trajetória no Arsenal em abril de 2007, ao comprar uma fatia inicial de 9,99% do time.

A última transação, que lhe garantiu o controle absoluto da equipe, foi a compra da participação de 16% detida por Danny Fiszman e Nina Bracewell-Smith, ambos membros do conselho do Arsenal.

Por se tornar acionista majoritário, Kroenke será, agora, obrigado a fazer uma oferta pública de aquisição do restante das ações do Arsenal. O magnata russo Alisher Usmanov é o outro todo-poderoso da equipe inglesa, com uma fatia de 27%.

Topo da tabela

Segundo um relatório da Deloitte, o Arsenal foi o quinto maior time de futebol do mundo no ano passado em receita. Foi, também, o segundo maior da Inglaterra, atrás apenas do Manchester United. Seu faturamento alcançou 274,1 milhões de euros, ou cerca de 396,4 milhões de dólares na temporada 2009-2010.

Dentro de campo, o Manchester United também é o seu principal adversário atualmente. A sete rodadas do final do campeonato inglês, o FA Cup, o Arsenal está a sete pontos do rival. Se superar o Manchester United, conquistará seu primeiro troféu do torneio desde 2005.

Kroenke possui uma fortuna de 2,9 bilhões de dólares, segundo a revista americana Forbes. Isso o coloca como o 342º homem mais rico do mundo.

Acompanhe tudo sobre:Fusões e AquisiçõesInvestimentos de empresasSetor de esportes

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem