Negócios

Tim Cook recebeu reclamações sobre política com funcionários

Para vendedores, política da Apple de checar bolsas e mochilas de funcionários das lojas como precaução de segurança é embaraçosa e humilhante


	Tim Cook: CEO encaminhou a mensagem para executivos de varejo e recursos humanos de alto escalão
 (David Paul Morris/Bloomberg)

Tim Cook: CEO encaminhou a mensagem para executivos de varejo e recursos humanos de alto escalão (David Paul Morris/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de junho de 2015 às 10h58.

San Francisco - Ao menos dois funcionários de lojas da Apple reclamaram diretamente ao presidente-executivo, Tim Cook, de que a política da companhia de checar bolsas e mochilas de funcionários das lojas como precaução de segurança é embaraçosa e humilhante, segundo um documento judicial que foi tornado público na quarta-feira.

As reclamações de funcionários, que um juiz ordenou que fossem reveladas, fazem parte de um processo de 2013 alegando que a Apple deve compensar funcionários pelo tempo necessário para a realização das buscas.

Um funcionário, cujo nome foi ocultado no documento, disse a Cook em uma mensagem datada de 2012 que gerentes da Apple "são obrigados a tratar funcionários 'valorizados' como criminosos".

Cook encaminhou a mensagem para executivos de varejo e recursos humanos de alto escalão com a pergunta: "Isso é verdade?"

O documento judicial não inclui quais respostas Cook recebeu. Um representante da Apple não pôde ser encontrado de imediato para comentar.

No processo, os requerentes Amanda Friekin e Dean Pelle alegam que as "checagens" ou buscas em bolsas e mochilas, que têm o objetivo de desencorajar furtos, são realizadas toda vez que representantes de vendas saem da loja, inclusive para refeições.

A ação, aberta na Califórnia, busca status de ação coletiva. Processos vindo de dentro da equipe da Apple são raros.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaTecnologia da informaçãoVendasAppleTim Cook

Mais de Negócios

Ele vai ao Vale do Silício em busca de R$ 188 milhões para o Brasil

Multinacional americana sobreviveu 175 anos com essa regra financeira

Parque temático reproduz vila erguida pelos primeiros imigrantes italianos na Serra Gaúcha, em 1875

Plataforma amplia serviços com foco nos empreendedores de pequeno porte, responsáveis por 30% do PIB