Negócios

ThyssenKrupp se prepara para reunião tensa com acionistas

Investidores estão pedindo a saída do presidente do conselho da siderúrgica após grandes escândalos


	Gerhard Cromme, presidente do conselho de administração da ThyssenKrupp: executivo tem apoio do maior acionista da companhia
 (Juergen Schwarz/Reuters)

Gerhard Cromme, presidente do conselho de administração da ThyssenKrupp: executivo tem apoio do maior acionista da companhia (Juergen Schwarz/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2013 às 15h28.

Frankfurt - Alguns investidores da ThyssenKrupp estão pedindo a saída do presidente do conselho da siderúrgica alemã após grandes e escândalos, mas ele tem apoio do maior acionista da companhia.

A assembleia geral anual da ThyssenKrupp marcada para sexta-feira deve ser tensa depois de notícias envolvendo perdas bilionárias no projeto da empresa nas Américas, festas para jornalistas e fixação de preços de trilhos.

"O conselho, especialmente o presidente de conselho(Gerhard) Cromme, visivelmente falhou no dever de supervisar", disse o acionista minoritário Ingo Weiss em liminar para bloquear a aprovação do conselho na reunião dos acionistas.

Mas parece improvável, no entanto, que o executivo seja forçado a sair do cargo após 11 anos à frente do conselho da Thyssen, já que conta com o apoio de Berthold Beitz, o patricarca de 99 anos, na maior acionista.

"Eu não acho que Cromme será derrubado, mas a assembleia certamente será difícil", disse o analista Eerik Budarz, da Westend Brokers.

O descontentamento surge, apesar de o presidente-executivo Heinrich Hiesinger ter cortado metade do Conselho de Administração no mês passado.

A principal dor de cabeça da companhia tem sido sua divisão Steel Americas, compreendendo duas usinas siderúrgicas -- no Brasil e no Alabama -- que custaram muito mais que o esperado e geraram perdas desde então.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas alemãsgestao-de-negociosSucessãoThyssenkrupp

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares