Negócios

ThaiBev busca empréstimo de US$7,3 bi para comprar F&N

Negociação pode chegar num acordo que dará à companhia o direito de bloquear a oferta da rival Heineken pelo negócio chave da Fraser & Neave


	Heineken pode sair prejudicada com a aquisição da F&N pela ThaiBev
 (Tim Chong/Reuters)

Heineken pode sair prejudicada com a aquisição da F&N pela ThaiBev (Tim Chong/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2012 às 11h17.

Hong Kong/Cingapura - A Thai Beverage está buscando um empréstimo de cerca de 9 bilhões de dólares de Cingapura (7,3 bilhões de dólares) para financiar uma possível aquisição da Fraser & Neave (F&N) em um acordo que dará à companhia o direito de bloquear a oferta da rival Heineken pelo negócio chave da F&N.

A medida acontece enquanto acionistas da F&N, que inclui a japonesa Kirin Holdings, preparam uma votação crucial para o dia 28 de setembro sobre a proposta de venda de uma participação de 40 por cento na Asia Pacific Breweries (APB), fabricante da cerveja Tiger, para a Heineken.

Comprar a F&N daria à ThaiBev, maior acionista da empresa, o controle de gestão necessário para sabotar o acordo.

ThaiBev, controlada pelo bilionário Charoen Sirivadhanabhakdi, pediu que diversos credores, como bancos de Cingapura, da Malásia e do Japão, apresentassem propostas de financiamento para um empréstimo-ponte, disse Basis Point, uma publicação da Reuters, citando fontes bancárias que não foram identificadas.

A International Beverage Holdings, uma subsidiária da ThaiBev, faria os empréstimos em nome de sua controladora, disse uma das fontes, acrescentando que o empréstimo seria lastreado por ações da F&N. Ainda não ficou claro se essas ações seriam as que a ThaiBev já possui ou se as que podem ser compradas.

"Esta batalha pode levar à uma aquisição hostil da F&N. Uma mudança de controle da F&N pode revogar o acordo entre a Heineken e a F&N? Provavelmente", disse uma fonte do setor bancário que não quis ser identificada.

Um porta-voz da ThaiBev se recusou a comentar. A Heineken também não quis falar sobre o assunto.

A companhia holandesa, que já possui uma fatia da APB, aumentou no mês passado sua oferta para comprar as ações da Asia Pacific controladas pela F&N para 6,3 bilhões de dólares.

A medida foi vista como uma tentativa de afastar Charoen em uma batalha pelo controle da marca líder no mercado de cerveja em rápido crescimento no Sudeste Asiático.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasFusões e AquisiçõesFinanciamento de grandes empresasbebidas-alcoolicasCervejasHeinekenEmpresas holandesasNegociações

Mais de Negócios

Quais são e quanto faturam os maiores supermercados do Rio de Janeiro

Quais são e quanto faturam os 10 maiores supermercados do Paraná

Quais são os 10 maiores supermercados de Santa Catarina? Veja quanto faturam

Quais são os 10 maiores supermercados de Minas Gerais? Veja quanto faturam