Negócios

Tesla revelará caminhão elétrico em meio à produção do Model 3

Elon Musk descreveu os caminhões elétricos da Tesla como o próximo esforço para afastar a economia dos combustíveis fósseis

Tesla: alguns analistas temem que o caminhão será uma distração dispendiosa para a Tesla (Miguel Villagran/Getty Images)

Tesla: alguns analistas temem que o caminhão será uma distração dispendiosa para a Tesla (Miguel Villagran/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 16 de novembro de 2017 às 16h47.

São Francisco - A Tesla vai revelar nesta quinta-feira um protótipo de caminhão elétrico de grande porte, que pode ter direção autônoma, colocando a empresa em um novo mercado, mesmo tendo que enfrentar obstáculos para lançar um modelo de automóvel sedã acessível, que é central para seu futuro.

O presidente-executivo, Elon Musk, descreveu os caminhões elétricos da Tesla como o próximo esforço para afastar a economia dos combustíveis fósseis, com projetos que incluem carros elétricos, tetos solares e armazenamento de energia.

Mas alguns analistas temem que o caminhão, chamado Tesla Semi, será uma distração dispendiosa para a Tesla, que está queimando caixa, nunca teve lucro anual e está em um autoproclamado "inferno industrial" no início da produção do sedã Model 3, de 35 mil dólares.

O incipiente mercado de caminhões de carga elétricos está focado principalmente em caminhões de médio porte, em vez do mercado de caminhões grandes que a Tesla está visando. A capacidade elétrica, o peso e o custo das baterias limitam a capacidade geral do caminhão, dizem analistas.

A Reuters noticiou em agosto que a Tesla estava trabalhando em uma tecnologia autônoma para o caminhão. Várias empresas do Vale do Silício veem os caminhões de longa distância como um mercado incipiente primordial para a tecnologia de veículos autônomos, citando velocidades relativamente constantes, o fato de que caminhões enfrentam poucos cruzamentos em rodovias, e os benefícios para os motoristas, que podem descansar enquanto os caminhões rodam.

"Não está claro porque a empresa precisa de outra iniciativa imensa... em seu prato, que já está cheio", escreveu o analista do Bernstein, Toni Sacconaghi, em nota.

Acompanhe tudo sobre:CaminhõesCarros elétricosElon MuskTesla

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades