Negócios

Tesla atinge meta de produção do Model 3 horas após o prazo, dizem fontes

Empresa tem queimado caixa para produzir o modelo e atrasos têm potencialmente comprometido a posição de liderança no mercado para carros elétricos

Carro de número 5 mil concluiu as checagens finais de qualidade na fábrica de Fremont, na Califórnia (Lucy Nicholson/Reuters)

Carro de número 5 mil concluiu as checagens finais de qualidade na fábrica de Fremont, na Califórnia (Lucy Nicholson/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 2 de julho de 2018 às 16h18.

San Francisco - A Tesla produziu quase 5 mil sedãs elétricos Model 3 na última semana de seu segundo trimestre, com o carro final saindo da linha de montagem na manhã de domingo (1), algumas horas após a meta de meia-noite definida pelo presidente-executivo Elon Musk, disseram dois trabalhadores da fábrica à Reuters.

O carro de número 5 mil concluiu as checagens finais de qualidade na fábrica de Fremont, na Califórnia, por volta das 5h (no horário local), disse uma fonte. Não ficou claro se a Tesla poderia manter o patamar de produção por um período prolongado.

Musk disse que a empresa alcançou sua meta de 5 mil Model 3 em uma semana, de acordo com um e-mail enviado a funcionários na tarde de domingo e visto pela Reuters. A Tesla também espera produzir 6 mil sedãs Model 3 por semana no próximo mês.

"Eu acho que nós nos tornamos uma montadora real", escreveu Musk. A empresa alcançou a meta de Model 3 enquanto também atingiu a meta de 7 mil veículos Model S e Model X em uma semana, disse Musk no email.

A Tesla confirmou o conteúdo do email.

Depois de recuar repetidamente nas metas internas, a Tesla prometeu em janeiro fabricar 5 mil Model 3 por semana antes do fim do segundo trimestre, no sábado, para demonstrar que poderia fabricar em massa o sedã movido a bateria.

A deficitária Tesla tem queimado caixa para produzir o Model 3 e atrasos têm potencialmente comprometido a posição de liderança no mercado para carros elétricos com bateria de longo alcance de preço médio, enquanto uma série de concorrentes se prepara para lançar veículos rivais.

Conforme o fim do trimestre se aproximava, Musk estimulou os funcionários, construiu uma nova linha de montagem em uma grande tenda do lado de fora da fábrica principal e reforçou expectativas de que a Tesla poderia atingir sua meta, tuitando fotos de linhas de peças e robôs ao longo dos últimos dias do trimestre.

"Foi bastante agitado", disse um funcionário que descreveu a atmosfera como "todas as mãos no convés".

Outro funcionário falando após a fabricação do carro de número 5 mil descreveu a fábrica como uma "celebração em massa".

A Tesla deve anunciar os números de produção e entrega para o trimestre esta semana e investidores vão observar para ver se a empresa pode manter a velocidade do fim do trimestre e elevar a eficiência para produzir os carros com lucro.

Acompanhe tudo sobre:Carros elétricosTeslaElon MuskCarros autônomos

Mais de Negócios

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner

IA pode elevar comércio global de bens e serviços em até 40% até 2040, projeta OMC

Disparada das ações da Oracle coloca dois ex-executivos na lista de bilionários