Negócios

Temasek busca novos investimentos no Brasil

Economia grande, classe média crescente e empresas globais foram alguns dos fatores que atraíram os olhos da empresa de Singapura para o Brasil

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

São Paulo - A Temasek, companhia de investimentos que pertence ao governo de Singapura e tem 132 bilhões de dólares em ativos, está buscando novos investimentos no Brasil. "O país reúne características raras: tem uma economia grande e em transformação, uma classe média crescente, setores com vantagens competitivas, como o de commodities, e empresas globais, como Embraer e JBS. Tudo isso é muito atrativo para investidores", diz Alan Thompson, diretor-geral de investimentos para a América Latina.

O problema é o preço. Para Matheus Villares, diretor-geral da Temasek no Brasil, os valores de muitos ativos subiram demais nos últimos meses, em razão da grande exposição do país no exterior. "Nem sempre uma boa empresa é um bom investimento. Nosso desafio, agora, é achar alternativas que valham a pena", diz ele. Na mira, estão setores citados por dez entre dez investidores que visitam o Brasil: imóveis, petróleo e gás e infraestrutura.

A Temasek, que funciona como um fundo soberano, não divulga quanto tem investido no Brasil. Sabe-se apenas que 2% do patrimônio global está aplicado na América Latina, na África, no Oriente Médio e na Rússia. São 2,6 bilhões de dólares. O plano é aumentar o percentual desses novos mercados para 10% nos próximos anos - o que, considerado o patrimônio atual, significa um acréscimo de quase 11 bilhões de dólares em investimentos.

Entre os investimentos já realizados pela Temasek no Brasil, estão participações em fundos da GP Investimentos e do Pátria e na BR Properties, uma das principais empresas do setor de imóveis comerciais no país. Na América Latina, a companhia tem 1% na companhia aérea chilena LAN. "Estamos otimistas com a fusão com a TAM. O setor de aviação é muito competitivo e fusões como essa fazem todo sentido", diz Thompson. "Por um preço atraente, podemos aplicar mais na Latam."

No mundo, os maiores investimentos a Temasek estão na Ásia - a empresa tem participações na premiada companhia aérea Singapore Airlines e no China Construction Bank. Seu maior investimento é na gigante das telecomunicações SingTel, de Singapura. 

Leia mais notícias sobre investimentos

Siga as últimas notícias de Negócios no Twitter

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁsiaDados de BrasilInvestimentos de empresas

Mais de Negócios

Eles são os 'médicos' para empresas que estão respirando por aparelhos

'Adoro vender em cidade pequena', diz dono de varejista de quase R$ 1 bi

Dashplan conquista mais de 2 mil profissionais e consolida nova carreira no mercado financeiro

Startup gaúcha cria IA não tão comum — e vira alvo de bilionária francesa