Negócios

Telemar, do Grupo Oi, assume 4% do capital da Portugal Telecom

A Telemar Norte Leste, do Grupo Oi, divulgou, nesta quinta-feira, que passa a ser dona de 4% do capital da Portugal Telecom

Loja da Oi: a Portugal Telecom é dona de parte da empresa, num esquema de participação cruzada (Marcelo Correa/EXAME)

Loja da Oi: a Portugal Telecom é dona de parte da empresa, num esquema de participação cruzada (Marcelo Correa/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de abril de 2011 às 14h44.

São Paulo - A Telemar Norte Leste, do Grupo Oi, informou, nesta quinta-feira, a compra de 4 por cento do capital da Portugal Telecom. Segundo breve comunicado ao mercado, a Telemar Norte Leste celebrou "com o Citigroup Global Markets um contrato pelo qual o Citi transferiu à Telemar um lote composto por 35.860.500 ações ordinárias da Portugal, representativas de 4 por cento do seu capital social".

A operação se enquadra na aliança estratégica anunciada em julho do ano passado entre a Oi e a Portugal Telecom, prevendo participação cruzada entre as companhias. No final de março, a Portugal Telecom informou que estava assumindo uma participação direta e indireta de 25,6 por cento no Grupo Oi após aumentos de capital em empresas do conglomerado brasileiro de telecomunicações.

A fatia dos portugueses na Oi ficou acima da estimada inicialmente, de cerca de 22 por cento. A empresa europeia desembolsou 8,32 bilhões de reais pela fatia na Oi. Uma aliança com a Oi foi o caminho encontrado pela Portugal Telecom para permanecer no mercado brasileiro, cedendo às pressões da Telefônica para venda de parte da operadora móvel Vivo, que tinha a espanhola e a portuguesa como controladoras.

Acompanhe tudo sobre:3GBrasil TelecomEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas portuguesasOiOperadoras de celularPortugal TelecomServiçosTelecomunicaçõesTelemar

Mais de Negócios

Ele criou um tênis que se calça sozinho. E esta marca tem tudo para ser o novo fenômeno dos calçados

30 franquias baratas a partir de R$ 4.900 com desconto na Black Friday

Ela transformou um podcast sobre namoro em um negócio de R$ 650 milhões

Eles criaram um negócio milionário para médicos que odeiam a burocracia