Negócios

Telekom Austria precisa explicar grande baixa contábil

Presidente do Conselho da holding estatal OIAG afirmou que companhia se encontra em "uma situação extremamente precária"

Telekom Austria: empresa teve baixa contábil de 400 milhões de euros (Bloomberg)

Telekom Austria: empresa teve baixa contábil de 400 milhões de euros (Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2014 às 09h37.

Viena - A inesperada baixa contábil de 400 milhões de euros (546 milhões de dólares) da Telekom Austria por sua unidade búlgara colocou a companhia em "uma situação extremamente precária", disse o novo presidente do Conselho da holding estatal OIAG, a maior acionista da empresa, a uma revista.

"Vejo uma necessidade absoluta de esclarecer perfeitamente como a empresa chegou a uma baixa contábil desse tipo de maio até o meio de junho", disse Siegfried Wolf para a revista News em uma entrevista publicada nesta quinta-feira.

"Nem o mercado de capital ou um acionista gosta deste tipo de surpresa ruim. Esse tipo de coisa não pode acontecer novamente", disse ele sobre o encargo de depreciação que levará a Telekom Austria a um prejuízo quase certo em 2014. A Telekom Austria está passando para o controle da América Móvil, de Carlos Slim, que, segundo Wolf, recebeu as notícias sobre baixa contábil "de maneira muito profissional". Wolf, nomeado como presidente do Conselho da OIAG na semana passada, descartou conversas de que seus estreitos laços de negócios com a Rússia vão influenciar seu julgamento na administração de companhias parcialmente controladas pelo Estado, como o grupo de energia OMV.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPrejuízoAcionistas

Mais de Negócios

O motivo por trás do fim da mais antiga empresa gaúcha — fundada há 170 anos, na era de D. Pedro II

'Não quero brigar por preço de ração', diz CEO da Petland ao anunciar loja focada em serviços

A tecnologia de Maceió que já traduziu 3 bilhões de palavras — e agora vai ser global

A maior rede de padarias do Brasil está… no posto de gasolina