Negócios

Telefónica tem alta no lucro trimestral graças ao Brasil

A empresa registrou lucro de 902 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, uma alta de 20,6% na comparação com o mesmo período de 2012

Pela primeira vez, o Brasil se converte no principal mercado da Telefónica em geração de recursos (AFP / Orlando Sierra)

Pela primeira vez, o Brasil se converte no principal mercado da Telefónica em geração de recursos (AFP / Orlando Sierra)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de maio de 2013 às 07h28.

Madri - A empresa espanhola Telefónica registrou lucro de 902 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, uma alta de 20,6% na comparação com o mesmo período de 2012, com destaque para o Brasil, principal mercado mundial do grupo.

O resultado é inferior aos 952 milhões esperados pelos analistas consultados pela agência Dow Jones Newswires.

O faturamento caiu 8,8%, a 14,141 bilhões de euros, enquanto o lucro operacional antes de depreciações e amortizações (OIBDA) diminuiu 10,1%, a 4,567 bilhões de euros. A redução é explicada pela venda em outubro da Atento, uma filial de gestão de relações com o cliente.

"No primeiro trimestre do ano, os resultados continuam destacando a crescente diversificação do grupo.

De fato, pelo segundo trimestre consecutivo, A América Latina gera mais 50% dos recursos consolidados e, pela primeira vez, o Brasil se converte no principal mercado da Telefónica em geração de recursos", afirma a empresa em um comunicado.

A Telefónica está tentando nos últimos anos reduzir sua dependência da Espanha, afetada por uma crise desde a explosão da bolha imobiliária em 2008.

Entre janeiro e março, a arrecadação caiu 1,6% em ritmo anual.

A empresa espanhola continua muito endividada e em março registrava dívida líquida 51,8 bilhões de euros, contra EUR 51,3 bilhões ano passado.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas espanholasLucroServiçosTelecomunicaçõesTelefônica

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem