Negócios

Telecom Italia dá primeiro passo de integração com BrT GSM

Depois de reunir-se com o ministro das Comunicações e o presidente da Anatel, executivos da Telecom Italia e da Tim Brasil anunciaram um acordo comercial de roaming com a Brasil Telecom

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

Um primeiro passo para a integração da Tim, operadora de celular da Telecom Italia, com a Brasil Telecom GSM (BrT GSM) já foi dado. Depois de reunião com o ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, e com o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Elifas do Amaral Gurgel, o grupo italiano anunciou um acordo de roaming entre as duas empresas de telefonia móvel. Mario Cesar Pereira de Araujo, presidente da TIM Brasil, e o presidente da Telecom Italia no Brasil, Paolo Dal Pino, divulgaram o acordo, que permite ao usuário de uma empresa continuar utilizando o telefone celular na área de atuação da outra companhia.

Acordo polêmico

A Tim Brasil e BrT GSM são parte de uma operação bilionária e polêmica que trouxe a Telecom Italia de volta ao controle da Brasil Telecom (BrT). Pelo acordo, firmado com o Opportunity, a empresa italiana volta a participar como controladora da Brasil Telecom, e a operação de telefonia móvel da operadora a BrT GSM deixa de existir, sendo incorporada pela Tim Brasil empresa de celular da Telecom Italia de abrangência nacional.

O acordo já é questionado. Os sócios do Opportunity na operadora de telefonia fixa e móvel os fundos de pensão e o Citigroup estariam pensando na contestação do acordo de 1,1 bilhão de reais.

Além de precisar da aprovação da Anatel, o acerto entre o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, e a empresa italiana gera dúvidas quanto à sua legalidade. Alguns analistas afirmam que Dantas e Dal Pino deveriam ter informado com antecedência a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre a operação. A CVM analisa os detalhes da venda para verificar se não satisfaz a legislação.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner