Negócios

Telecom Italia considera vender sua fatia na TIM, diz fonte

Operadora italiana endividada pretende obter ao menos 9 bilhões de euros


	Marco Patuano: novo presidente-executivo da Telecom Italia deverá apresentar sua estratégia ao Conselho de Administração da empresa em 7 de novembro
 (Marco Tacca/Getty Images)

Marco Patuano: novo presidente-executivo da Telecom Italia deverá apresentar sua estratégia ao Conselho de Administração da empresa em 7 de novembro (Marco Tacca/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2013 às 14h39.

Milão - A Telecom Italia está considerando vender sua fatia de 67 por cento na operadora de celular brasileira TIM Participações em uma tentativa de reduzir sua alta dívida, afirmou nesta quarta-feira uma fonte próxima ao tema.

A altamente endividada operadora italiana, que teve sua nota de crédito rebaixada para o patamar especulativo pela agência de risco Moody's na terça-feira, pretende obter ao menos 9 bilhões de euros, ou cerca de 26,8 bilhões de reais, com a venda, afirmou a fonte.

A venda é uma opção analisada pelo novo presidente-executivo da Telecom Italia, Marco Patuano, que deverá apresentar sua estratégia ao Conselho de Administração da empresa em 7 de novembro. Analistas dizem que Patuano precisa encontrar um jeito de reduzir a dívida e retomar sua vacilante operação doméstica de celular.

Nenhum banco recebeu mandato para o potencial negócio, disseram diversas fontes do setor.

A Telefónica, que é a maior acionista da Telecom Italia, deve apoiar a venda da operação brasileira, disseram as fontes. A Telefónica também está presente no mercado brasileiro de celular, com a Vivo -- assim como a mexicana America Movil, com a Claro --, e se beneficiaria da decisão, disseram analistas.

Um porta-voz da Telefónica recusou-se a comentar a informação. A Telecom Italia não comentou.

As ações da Telecom Italia fecharam em alta de 6,24 por cento, a 0,66 euro nesta quarta-feira. Já a ação da TIM Participações era cotada, às 14h17, a 11,57 reais, com alta de 6,15 por cento.

Acompanhe tudo sobre:3GEmpresasEmpresas abertasEmpresas italianasOperadoras de celularServiçosTelecom ItaliaTelecomunicaçõesTIM

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares