Negócios

Telecom Italia compra brasileira AES Atimus por € 700 milhões

A compra permite ao grupo italiano reforçar sua posição no mercado emergente, já que a AES dispõe de uma rede de fibra óptica nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro

Através da empresa brasileira, a Telecom Italia "reforçar o desenvolvimento de sua rede de telefonia móvel" no país (Vincenzo Pinto/AFP)

Através da empresa brasileira, a Telecom Italia "reforçar o desenvolvimento de sua rede de telefonia móvel" no país (Vincenzo Pinto/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2011 às 09h58.

Milão - O grupo italiano Telecom Italia anunciou em um comunicado a compra da empresa brasileira de infraestruturas para telecomunicaciones AES Atimus por quase 700 milhões de euros (um bilhão de dólares).

A compra da empresa brasileira, efetuada pela filial da Telecom Italia no Brasil, permite ao grupo italiano reforçar sua posição neste mercado emergente, já que a AES Atimus dispõe de uma rede de fibra óptica nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

A filial da Telecom Italia no Brasil, TIM Participações "assinou um acordo para a aquisição do grupo AES Atimus", de propriedade do grupo Companhia Brasiliana de Energia, afirma um comunicado da empresa italiana.

O valor da aquisição é de "1,6 bilhão de reais, o que equivale a cerca 700 milhões de euros", destaca a nota.

A operação será concluída até o fim do ano, segundo o comunicado.

Através desta empresa, a Telecom Italia "reforçar o desenvolvimento de sua rede de telefonia móvel" no Brasil, motor do crescimento do grupo no país, sobretudo em regiões desenvolvidas e com alta densidade de população.

"São zonas muito povoadas e estão entre as mais ricas do Brasil, que representam 27% do PIB nacional", destaca a Telecom Italia.

A AES Atimus dispõe de uma rede de fibra óptica de 5.500 quilômetros nos dois estados.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEnergia elétricaServiçosEmpresas americanasTelecomunicaçõesAESFusões e AquisiçõesTelecom Italia

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente