Negócios

Taylor Swift e RBD impulsionam vendas de pequenos e médios empreendedores

As PMEs digitais comercializaram mais de 17 mil produtos relacionados a Rebelde (RBD) e Taylor Swift nas últimas semanas

Taylor Swift performs during opening night of the Chicago Eras Tour at Soldier Field on June 2, 2023, in Chicago. (Shanna Madison/Chicago Tribune/Tribune News Service via Getty Images) (Shanna Madison/Chicago Tribune/Tribune News Servic/Getty Images)

Taylor Swift performs during opening night of the Chicago Eras Tour at Soldier Field on June 2, 2023, in Chicago. (Shanna Madison/Chicago Tribune/Tribune News Service via Getty Images) (Shanna Madison/Chicago Tribune/Tribune News Servic/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 16 de novembro de 2023 às 15h36.

No mês de novembro, o Brasil é palco de turnês internacionais que já geraram impacto no varejo online no país. De outubro a novembro de 2023, os pequenos e médios empreendedores digitais comercializaram mais de 17 mil produtos relacionados a Rebelde (RBD) e Taylor Swift, mostra levantamento da plataforma de lojas virtuais Nuvemshop.

"Mais uma vez as PMEs do varejo online comprovaram que é possível aproveitar os acontecimentos em favor das vendas. Os produtos relacionados aos recentes shows de artistas internacionais no Brasil são só algumas das oportunidades que o empreendedor pode usar de forma estratégica, assim como a Black Friday e o Natal, que estão se aproximando", diz Marcela Orlandi, gerente de sucesso do cliente da Nuvemshop.

Para a análise foram consideradas as vendas realizadas entre o início de outubro e 13 de novembro de 2022 e 2023, utilizando a base de lojistas brasileiros da Nuvemshop.

Por que cada vez mais indústrias avançam para o varejo?

Aumento nas vendas

Entre o início de outubro e meio de novembro, os produtos relacionados à turnê da Taylor Swift registraram um aumento de aproximadamente 300% nas vendas, totalizando mais de 8,5 mil produtos vendidos, dentre eles camisetas, acessórios, pulseiras da amizade e cardigãs. Além disso, houve um aumento de 200% no registro de itens com o termo “Taylor” cadastrados para venda na plataforma da Nuvemshop, passando de 520 para pouco mais de 1,5 mil.

Já os fãs da banda mexicana RBD, da novela Rebelde, compraram cerca de nove mil produtos nas PMEs online, um crescimento de mais de 3.000%. No período, a quantidade desses itens cadastrados para venda chegou a 2,3 mil, o que representa crescimento superior a 2.000% em relação a 2022. Os produtos mais vendidos da categoria foram gravatas, roupas no estilo colegial e camisetas personalizadas.

Acompanhe tudo sobre:Shows-de-músicaTaylor SwiftVarejoPequenas empresas

Mais de Negócios

Franquias no RJ faturam R$ 11 bilhões. Conheça redes a partir de R$ 7.500 na feira da ABF-Rio

Mappin: o que aconteceu com uma das maiores lojas do Brasil no século 20

Saiba os efeitos da remoção de barragens

Exclusivo: Tino Marcos revela qual pergunta gostaria de ter feito a Ayrton Senna