Negócios

TAM Viagens dobra número de lojas depois de adotar franquias

Hoje, a TAM conta com 184 lojas – por enquanto, a maior concentração ainda é em São Paulo


	TAM Viagens: número de lojas franqueadas da empresa cresceu 208% desde 2010
 (Divulgação)

TAM Viagens: número de lojas franqueadas da empresa cresceu 208% desde 2010 (Divulgação)

Tatiana Vaz

Tatiana Vaz

Publicado em 2 de outubro de 2012 às 15h07.

São Paulo – Em vez de ganhar dinheiro apenas com o transporte de passageiros a carga, aos poucos a TAM aumenta a presença com vendas de pacotes de viagens. De acordo com a companhia de aviação, a TAM Viagens dobrou de tamanho desde 2010, quando adotou o sistema de franquias com a finalidade de expandir o negócio pelo Brasil. O número de lojas, de lá para cá, cresceu 208% na cidade de São Paulo - mas a empresa não abre quanto fatura com esse braço de negócio.

A TAM Viagens foi fundada há 13 anos, mas apenas naquele ano entendeu que precisaria colocar um padrão de atendimento nas 72 lojas que possuía em 2010 para continuar crescendo e, especialmente, ter controle para explorar melhor o potencial do negócio. Foi então que transformou os representantes das lojas em franqueados e abriu o sistema para outros interessados.

Hoje, a TAM conta com 184 lojas – por enquanto, a maior concentração ainda é em São Paulo, com 20% de todos os pontos de vendas. Apenas em setembro, duas novas lojas foram abertas em uma rede de supermercados na capital paulista.

Uma franquia da TAM Viagens custa, em média, 270.000 reais, mais o ponto comercial. O franqueado paga uma taxa de franquia de 30.000 reais e mais uma taxa de propaganda de 0,5% do faturamento em ações da própria loja. Segundo a empresa, o negócio tem um prazo de retorno estimado de 24 meses – o faturamento médio mensal não é divulgado. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSetor de transporteServiçosgestao-de-negociosAviaçãocompanhias-aereasFranquiasTAMEstratégia

Mais de Negócios

Cacau Show termina obra da maior montanha-russa da América Latina

Ele começou com um jornal em Paraisópolis. Hoje, conecta marcas a mais de 300 favelas

“É desanimador. O tarifaço impacta em 25% da nossa receita”, diz empresário do setor de cosmético

EXAME tem quatro jornalistas na lista dos 100+Admirados da Imprensa no Brasil