Negócios

TAM terá filmes e séries por Wi-Fi a partir desta quarta

Assim que o passageiro baixa o app, ele tem acesso a um portal com opções de filmes, séries de televisão, músicas, livros e até informações turísticas


	Avião da TAM: o usuário pode ver os conteúdos diretamente em seu smartphone, tablet ou laptop. O sistema de conexão sem fio funciona apenas dentro da aeronave
 (Wikimedia Commons)

Avião da TAM: o usuário pode ver os conteúdos diretamente em seu smartphone, tablet ou laptop. O sistema de conexão sem fio funciona apenas dentro da aeronave (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2015 às 17h18.

São Paulo - A partir desta quarta-feira, 23, a TAM e a LAN oferecerão aos passageiros sistema de Wi-Fi nas aeronaves que permite assistir filmes e séries.

O usuário pode ver os conteúdos diretamente em seu smartphone, tablet ou laptop. O sistema de conexão sem fio funciona apenas dentro da aeronave e está disponível por meio de um aplicativo, o LAN e TAM Entertainment.

Assim que o passageiro baixa o app, ele tem acesso a um portal com opções de filmes, séries de televisão, músicas, livros e até informações turísticas.

O jornal O Estado de S.Paulo havia antecipado, em novembro do ano passado, que o sistema entraria em operação ainda em 2014, mas ele acabou atrasando.

Embora já exista em empresas nos Estados Unidos e na Europa, o serviço é inédito na América do Sul. As duas companhias aéreas, que concluíram processo de fusão em 2012, são controladas pelo Grupo LATAM e hoje registram um movimento de cerca de 60 milhões de passageiros por ano. A novidade, por enquanto, está disponível para trajetos no Brasil e em viagens na América do Sul.

A TAM informou que já possui 30% das aeronaves equipadas com o modelo. Ao todo, o Grupo LATAM Airlines espera concluir, até o início de 2016, a implantação da rede interna sem fio em mais 230 aviões Airbus (modelos A319, A320 e A321), o que equivale a toda a frota dos voos nacionais e para a América do Sul.

Novas normas

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou o uso de equipamentos eletrônicos portáteis durante todas as etapas do voo em outubro do ano passado, o que possibilitou que as companhias aéreas pedissem liberação para seus sistemas de entretenimento a bordo.

Segundo a nova legislação da Anac, cada empresa deve desenvolver políticas próprias sobre os tipos de dispositivos móveis que poderão ser ligados durante o voo.

A agência afirmou que a modificação nas aeronaves da TAM para comportar o sistema de Wi-Fi a bordo teve início em março deste ano e foi aprovada abril.

Já para efetivar o uso, o pedido da companhia foi feito no fim de abril e concedido apenas em 31 de agosto.

A Gol também anunciou, em junho, que começará a oferecer internet sem fio em suas aeronaves a partir do ano que vem.

Até o fim de 2017, os 140 aviões da frota estarão equipados com o sistema. A empresa brasileira quer se tornar a primeira da América Latina a oferecer internet a bordo.

Acompanhe tudo sobre:Aviaçãocompanhias-aereasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasLANServiçosSetor de transporteTAM

Mais de Negócios

Guga e Rafael Kuerten apostam em energia e imóveis nos 30 anos do Grupo GK

Eles acharam uma solução simples para eliminar as taxas na hora da compra

Quem são os bilionários mais amados (e odiados) dos EUA?

Esta empresa já movimentou R$ 100 milhões ao financiar condomínios em crise