Negócios

TAM informa que operação está normalizada nesta 3a-feira

A maior companhia aérea do país informou, ainda, que a partir de quarta-feira, colocará em prática um plano de contingência

Os atrasos e os cancelamentos acima da média foram atribuídos pela TAM a remanejamentos (Alejandro Ruiz/Airliners.net)

Os atrasos e os cancelamentos acima da média foram atribuídos pela TAM a remanejamentos (Alejandro Ruiz/Airliners.net)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de novembro de 2010 às 15h26.

São Paulo - A TAM informou que sua operação está normalizada nesta terça-feira, após dois dias de atrasos e cancelamentos de voos acima da média que levaram à suspensão de vendas de passagens para embarque até sexta-feira desta semana no mercado doméstico.

"Informamos que retomamos ao longo do dia de ontem os nossos níveis habituais de pontualidade e regularidade e operamos normalmente nesta terça-feira", informou a TAM em comunicado.

Na segunda-feira, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou a proibição de venda de bilhetes aéreos pela TAM para todas as viagens dentro do Brasil com decolagem prevista até 3 de dezembro.

No último domingo, a TAM cancelou 12,8 por cento de seus 870 voos previstos e enfrentou atrasos em 24,6 por cento deles. Até parte da segunda-feira, os atrasos da TAM ainda superavam 20 por cento dos voos previstos, e os cancelados representavam mais de 10 por cento do total programado.

Nesta terça-feira, segundo dados da Infraero, estatal que administra os aeroportos, de 500 voos da TAM no país programados até 15h, 6 por cento estavam atrasados e 4 por cento haviam sido cancelados. Ambos os percentuais situavam-se abaixo da média do mercado.

A maior companhia aérea do país informou, ainda, que a partir de quarta-feira e até 31 de janeiro colocará em prática um plano de contingência para evitar problemas em sua malha aérea na temporada de festas de fim de ano e férias.

"Entre as ações previstas e já apresentadas à Anac estão aeronaves extras, reforço nas equipes de tripulação e de atendimento nos aeroportos", segundo a TAM.

Os atrasos e os cancelamentos acima da média nos últimos dois dias foram atribuídos pela TAM a remanejamentos em sua malha aérea, por fortes chuvas que atingiram a região Sudeste entre a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira passadas, interrompendo as operações nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos (SP) e Santos Dumont e Galeão (RJ).

Apesar da normalização dos voos, as ações da TAM mantinham nesta sessão a trajetória de queda da véspera. Às 15h35, os papéis da empresa aérea recuavam 1,85 por cento, para 40,83 reais, enquanto o Ibovespa mostrava alta de 0,49 por cento.

Acompanhe tudo sobre:AeroportosAviaçãocompanhias-aereasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasServiçosSetor de transporteTAMTransportes

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares