Negócios

TAM é suspeita de não se responsabilizar por bagagem frágil

Ministério da Justiça vai investigar se companhia aérea obrigaria passageiros a assinar termo irregular por bagagens

Para Ministério da Justiça, empresa aérea deve se responsabilizar por transporte de malas, ainda que a bagagem seja rotulada como frágil (ToastyKen / Creative Commons)

Para Ministério da Justiça, empresa aérea deve se responsabilizar por transporte de malas, ainda que a bagagem seja rotulada como frágil (ToastyKen / Creative Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de dezembro de 2012 às 15h59.

São Paulo - A Secretaria Nacional do Consumidor, que pertence ao Ministério da Justiça, irá investigar eventuais irregularidades cometidas pela TAM em processo administrativo. O Departamento de Proteção e Defesa ao Consumidor apurou indícios de que a empresa estaria obrigando passageiros a assinarem um Termo de Isenção de Responsabilidade para bagagens rotuladas como frágeis, prática considerada abusiva.

Em nota, o diretor do DPCD, Amaury Oliva, afirmou que a companhia tem o dever de prevenir e reparar todos os danos causados ao consumidor pelo transporte indevido. "A empresa aérea não tem o direito de exigir a assinatura de qualquer termo que isente sua responsabilidade", afirmou.

A partir da notificação, a TAM tem 10 dias para apresentar defesa. Se for constatada a infração, a empresa poderá ser multada em 6,2 milhões de reais. Procurada por EXAME.com, a companhia aérea afirmou que prestará todos os esclarecimentos necessários ao Ministério da Justiça.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSetor de transporteServiçosAviaçãocompanhias-aereasJustiçaTAMdireito-do-consumidor

Mais de Negócios

38 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para trabalhar em cidades pequenas (e no interior)

Quais são os maiores supermercados do Rio Grande do Sul? Veja ranking

Brasileiro mais rico trabalhou apenas um ano para acumular fortuna de R$ 220 bilhões

Quais são os maiores supermercados do Nordeste? Veja quanto eles faturam