Negócios

TAM atinge recorde na taxa de ocupação de voos internacionais em novembro

Empresa registrou 77,3% no mês que é considerado o pior do trimestre

TAM: novo recorde mensal na taxa de ocupação de voos internacionais (Kirilos/Wikimedia Commons)

TAM: novo recorde mensal na taxa de ocupação de voos internacionais (Kirilos/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2010 às 10h20.

São Paulo – De acordo com os dados operacionais divulgados pela Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac) referentes ao mês de novembro, a TAM manteve sua posição de líder do setor aéreo.

No mercado internacional, a empresa atingiu 77,3% na taxa de ocupação. Apesar da queda percentual de 7% em relação ao mês anterior, o índice foi recorde mensal para o mês que costuma ser o pior do quarto trimestre.

O desempenho é resultado da oferta de 2.193 milhões ASK (relação assento-quilômetro oferecido), combinados com a demanda de 1.694 milhão de RPKs (quantidade de quilômetros voados por passageiro pagante). Já o yield internacional (valor médio que cada passageiro paga por quilômetro voado) diminuiu cerca de 5% em relação a outubro.

Nos voos internacionais operados por empresas aéreas brasileiras, a TAM manteve a liderança e alcançou 85,7% de participação de mercado no mês. No acumulado do ano, o índice foi de 87,6%, com taxa de ocupação de 79,7%.

Mercado doméstico

No mês a TAM teve uma taxa de ocupação de 66,6%, resultado de 3.910 milhões de ASKs e do total de 2.605 milhões de RPKs. Houve também um aumento de cerca de 5% no yield doméstico em relação a outubro, influenciado por uma alta demanda de passageiros voando a negócios e complementada por viagens de lazer nos feriados de novembro.

A TAM manteve a liderança de mercado, com participação de 42,6%. No acumulado do ano, a participação da empresa no mercado doméstico foi de 42,7% e a taxa de ocupação foi de 67%.

Acompanhe tudo sobre:Aviaçãocompanhias-aereasCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasServiçosSetor de transporteTAM

Mais de Negócios

Lalamove cresce no Brasil como o 'Uber dos carretos' e tenta IPO em Hong Kong

Os melhores setores para criar uma startup em 2025

Ele começou o negócio de maneira improvisada em casa. Agora, capta R$ 125 milhões

Unicórnios brasileiros: quais startups valem mais de US$ 1 bilhão?