Negócios

TAM ampliou participação de mercado para 61% em fevereiro

O aumento no volume de passageiros e oferta de assentos alavancou os melhores índices da operadora

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

Entre as companhias aéreas que operam linhas internacionais a TAM segue em liderança. A empresa ampliou sua participação de mercado para 61%, uma variação de 39,3% em relação ao mesmo período no ano passado. Segundo estatísticas de tráfego aéreo, divulgadas nesta terça-feira (13/3) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o volume de passageiros (RPK) cresceu 72,9% e a oferta de assentos-quilômetros aumentou (ASK) 89,3%.

Os resultados positivos do mês de fevereiro se estenderam para outras linhas de operações. Em vôos domésticos, a TAM aumentou em 5,4% sua participação de mercado e se manteve a frente de outras operadoras brasileiras - há mais de 3 anos e 6 meses ela ocupa esta colocação. Nos vôos internacionais, o load factor (taxa de ocupação) foi 2% acima da média na indústria. Somando os vôos domésticos e internacionais, ela atingiu 5.094.653 mil passageiros, equivalentes a 55,2% de participação no mercado.

O plano de expansão internacional da operadora continuará focado em mercados seletivos e rentáveis. A partir de 30/3 começa a ser operada a terceira rota Européia da TAM, que decola em São Paulo e pousa em Milão, na Itália. Neste mês, foi incorporado à sua frota uma nova aeronave Airbus A320 e empresa passou a ter 100 aviões. Hoje foi assinada a carta de intenção para financiamento dos pagamentos Pre Delivery Payments (PDPs) de 4 Boeing no valor de 331 milhões de dólares da companhia aérea. Liderado pelos bancos Calyon e Natixis Transport Finance, o termo é um empréstimo sindicalizado, garantido pelo direito de posse das aeronaves e fiança da TAM S/A.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares