Negócios

Suzano espera voltar ao azul em 2013, diz diretor

A empresa tem registrado prejuízo há cinco trimestres consecutivos


	Extração na Suzano: no trimestre passado, a produção de papel da empresa cresceu 2,6 % ante igual período de 2011
 (GERMANO LUDERS)

Extração na Suzano: no trimestre passado, a produção de papel da empresa cresceu 2,6 % ante igual período de 2011 (GERMANO LUDERS)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de novembro de 2012 às 14h44.

São Paulo - A fabricante de papel e celulose Suzano espera voltar a registrar lucro líquido em 2013, segundo o diretor financeiro da empresa, Alberto Monteiro.

"Do ponto de vista contábil, se o dólar não subir, é consequente ter um 'botton line' positivo", afirmou ele a jornalistas, para comentar o resultado do terceiro trimestre, afetado pela variação cambial no período.

A empresa tem registrado prejuízo há cinco trimestres consecutivos e divulgou na manhã desta terça-feira uma queda de 94,4 % nas perdas do terceiro trimestre deste ano, ante igual período de 2011, totalizando 24 milhões de reais.

"O bottom line nosso é em função da marcação a mercado da nossa dívida em dólar. A hora que o dólar sobe, a dívida é aumentada e consequentemente você tem um prejuízo contábil. Como o dólar já chegou a um nível médio de 2,02, a nossa dívida já está toda marcada. Como temos tido resultados expressivos de Ebitda, a tendência é ter 2013 com resultados positivos", disse Monteiro. "Estamos quase perto de zerar o prejuízo contábil." A Suzano possui 49 % de sua dívida bruta de 9,8 bilhões de reais em moeda estrangeira.

Investimentos

O diretor da Suzano informou que a empresa também reviu as estimativas de investimentos para 2012, de 3,5 bilhões de reais para 3 bilhões de reais, sendo que os 500 milhões de reais serão investidos em 2013.

Do total previsto para este ano, 2,5 bilhões de reais são destinados a projetos de crescimento e 500 milhões em manutenção.


"Essa diferença de 500 milhões de reais nós vamos realizar em 2013, o que não afeta o projeto de Maranhão", afirmou o diretor em referência à planta com capacidade de 1,5 milhão de toneladas por ano, que deverá entrar em operação no final do próximo ano.

Expectativa para papel e celulose

A Suzano espera que o mercado de papel tenha um desempenho positivo no quarto trimestre, semelhante ao registrado no período encerrado em setembro, segundo a gerente de relações com investidores, Andrea Fernandes.

No trimestre passado, a produção de papel da empresa cresceu 2,6 % ante igual período de 2011.

"O mercado de papel foi uma grata surpresa e a gente acredita que deve ter um bom 4o trimestre. Papel tem tido performance muito boa com relação à demanda", afirmou Andrea, acrescentando que sazonalmente os últimos trimestres do ano são positivos para o mercado.

Para celulose, a executiva também possui expectativas melhores. "A gente vê recomposição de estoques na China, estamos otimistas com o quarto trimestre e também com 2013".

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasLucroMadeiraPapel e Celulosesuzano

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares