Negócios

Superintendência do Cade é favorável à Azul e Trip

De acordo com o órgão antitruste, a operação foi notificada em 18 de junho, ainda sob a vigência da antiga lei de defesa da concorrência


	Aviões da Azul: para a superintendência, a fusão poderá resultar em uma nova empresa com maior capacidade de competir no setor de aviação civil
 (Divulgação/Azul)

Aviões da Azul: para a superintendência, a fusão poderá resultar em uma nova empresa com maior capacidade de competir no setor de aviação civil (Divulgação/Azul)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2012 às 17h06.

Brasília - A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) emitiu nesta quinta-feira um parecer favorável à aprovação da associação entre a Azul e a Trip, mas recomendou que o compartilhamento de voos entre a segunda companhia e a TAM seja extinto em até dois anos.

De acordo com o órgão antitruste, a operação foi notificada em 18 de junho, ainda sob a vigência da antiga lei de defesa da concorrência. Por isso, o caso seguirá automaticamente para julgamento pelo plenário do Cade.

Segundo nota divulgada pelo órgão, a superintendência avaliou a fusão entre Azul e Trip como pró-competitiva. Ainda assim, o parecer recomenda a extinção gradual do acordo de compartilhamento de voos firmado pela Trip com a TAM em 2004, que dava complementaridade para as empresas em rotas regionais e entre as maiores cidades do País. "Com a associação Azul Trip, a manutenção de tal acordo poderia desestimular a concorrência no setor aéreo", afirma a nota do Cade.

Para a superintendência, a fusão poderá resultar em uma nova empresa com maior capacidade de competir no setor de aviação civil. "Entre outros benefícios, a operação pode gerar uma malha ampla e interligada, com grande inserção regional", completa o documento. Juntas, Azul e Trip terão cerca de 14% do mercado nacional, fatia ainda bastante inferior às participações das líderes Gol e TAM, que superam 40% cada.

Acompanhe tudo sobre:Águia BrancaAviaçãoAzulCadecompanhias-aereasEmpresasSetor de transporteTrip

Mais de Negócios

Slice, um dos refrigerante 'da moda' dos anos 80, volta aos mercados nos EUA

Com mercado de pets aquecido, essa empresa britânica busca dobrar faturamento a partir do Brasil

Este CEO convida clientes para reuniões com a liderança — e Elon Musk aprovou a ideia

‘Anti-Facebook’: universitários levantam US$ 3 milhões em 2 semanas para criar nova rede social