Energia: a GE atua nos setores de petróleo, energia elétrica, saneamento, transportes, manutenção e fabricação de turbinas para aeronaves (Reuters/Ina Fassbender)
Da Redação
Publicado em 23 de novembro de 2015 às 10h16.
Brasília - A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a operação de aquisição de controle e aquisição de ativos envolvendo a General Electric Company (GE) e Ansaldo Energia S.p.A.
O despacho está publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 23.
A GE é uma empresa de origem norte-americana que atua nos segmentos de prestação de serviços, tecnologia e produção industrial.
No Brasil, a GE atua nos setores de petróleo, energia elétrica, saneamento, transportes, manutenção e fabricação de turbinas para aeronaves, dentre outros.
A Ansaldo é uma companhia italiana que fornece, instala e presta serviços de manutenção para plantas de geração de energia e componentes. Atualmente, a Ansaldo não possui nenhum ativo no Brasil e sua atuação é limitada à manutenção de sua base de turbinas a vapor.
A operação envolvendo as duas empresas é resultado do compromisso firmado pela GE com a Comissão Europeia e com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos como condição para a aprovação da Alstom Thermal Power - Renewable Power & Grid Business, já aprovada pelo Cade em 20 de abril de 2015.
Segundo o órgão antitruste, essa aprovação da Comissão Europeia ficou sujeita à condição de desinvestimento pela GE de determinadas tecnologias de turbinas a gás, ativos, direitos de propriedade intelectual e atividades de serviços da Alstom (negócio desinvestido), que integrava a operação GE-Alstom, à Ansaldo, compradora do negócio.
Com essa operação de agora, a GE cumpre a condição de desinvestimento imposta.