EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.
A Gerdau Ameristeel Corporation, subsidiária na América do Norte da Gerdau S.A., anunciou a compra da americana Fargo Iron and Metal Company, que presta serviços de armazenamento e processamento de sucata à indústria siderúrgica. O valor de aquisição da empresa, sediada na Dakota do Norte, não foi revelado.
Com 25 funcionários, a unidade da Fargo também funciona como centro de serviço para fábricas locais e empresas de construção, segundo comunicado divulgado pela Ameristeel.
"As operações e a experiência dos colaboradores da Fargo Iron irão contribuir para a estratégia da Gerdau Ameristeel de aumentar a capacidade de processamento de sucata na América do Norte", afirmou, no informe, o vice-presidente de matérias-primas da Ameristeel, Matt Yeatman, vice-presidente de matérias-primas. Segundo o executivo, a unidade da Fargo é importante por estar próxima às operações siderúrgicas na Dakota do Norte da subsidiária da Gerdau.
Atualmente a Gerdau Ameristeel opera 17 unidades de processamento de sucata. Em 2005, a subsidiária registrou vendas de 3,9 bilhões de dólares e lucro de 295,5 milhões de dólares, 12% menor do que o de 2004 (337,7 milhões).
O grupo Gerdau é o maior produtor de aços longos da América, e mantém usinas no Brasil, na Argentina, no Chile, na Colômbia, nos Estados Unidos e no Uruguai. No ano passado, a produção total do grupo atingiu 13,7 milhões de toneladas de aço, que renderam um faturamento de 25,5 bilhões de reais e um lucro líquido de 3,3 bilhões de reais.