Negócios

STJ acata recurso da Fazenda em cobrança contra Vale

A maior produtora de minério de ferro do mundo trava na Justiça uma disputa contra a Fazenda Nacional, em processos judiciais

Murilo Ferreira, presidente da Vale (Nacho Doce/Reuters)

Murilo Ferreira, presidente da Vale (Nacho Doce/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de maio de 2012 às 22h29.

São Paulo - O Superior Tribunal de Justiça acatou recurso da Fazenda Nacional e cancelou uma decisão que suspendia cobranças de tributos sobre lucros de controladas e coligadas da Vale no exterior.

A maior produtora de minério de ferro do mundo trava na Justiça uma disputa contra a Fazenda Nacional, em processos que poderiam resultar em cobrança total de cerca de 30 bilhões de reais.

A decisão do STJ cancelou uma medida cautelar obtida pela Vale em 14 de março, segundo comunicado da mineradora divulgado nesta quinta-feira.

"A Vale adotará todas as medidas para assegurar seu direito de defesa. Seguimos confiantes em nossos argumentos e continuaremos a apresentar os recursos cabíveis até que ocorra o julgamento do mérito da defesa apresentada pela Vale", disse a empresa em comunicado.

Na semana passada, a Vale apresentou carta de fiança no valor de 1,7 bilhão de reais para garantia de valores cobrados pela Fazenda Nacional, entre 1996 a 2002.

A Vale ressalta que a "apresentação de garantia não representa perda ou derrota judicial", sendo uma "etapa para o início da discussão judicial das cobranças".

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasJustiçaMineraçãoProcessos judiciaisSiderúrgicasVale

Mais de Negócios

Slice, um dos refrigerante 'da moda' dos anos 80, volta aos mercados nos EUA

Com mercado de pets aquecido, essa empresa britânica busca dobrar faturamento a partir do Brasil

Este CEO convida clientes para reuniões com a liderança — e Elon Musk aprovou a ideia

‘Anti-Facebook’: universitários levantam US$ 3 milhões em 2 semanas para criar nova rede social