Negócios

Stellantis e LG investirão US$ 4,1 bi em fábrica de baterias de lítio

Investimento é mais um passo do plano da montadora de contar com frota 100% elétrica até 2038

Fábrica da Stellantis: montadora espera criar cadeia de fornecimento de baterias na cidade de Ontário (Rebecca Cook/Reuters)

Fábrica da Stellantis: montadora espera criar cadeia de fornecimento de baterias na cidade de Ontário (Rebecca Cook/Reuters)

Nesta quarta-feira, 23, a Stellantis e a LG Energy Solution (LGES) anunciaram que investirão cerca de US$ 4,1 bilhões para a criação de uma fábrica de baterias para veículos elétricos em larga escala no Canadá. 

O investimento será realizado por meio da joint venture criada entre a montadora e o braço de baterias da fabricante LG. A construção da unidade fabril, localizada em Ontário, está programada para começar ainda esse ano, com início de produção para o primeiro trimestre de 2024. 

Quando estiver totalmente em operação, a fábrica deverá alcançar uma capacidade de produção superior a 45 gigawatts-hora (GWh), além de criar 2.500 novos empregos na região. Serão produzidos células e módulos de bateria de íon de lítio para atender a uma parte da produção de veículos da Stellantis na América do Norte.

Com a criação da unidade fabril, que contou com o apoio do governo canadense, as duas empresas esperam estabelecer uma cadeira de fornecimento de baterias na região, aproveitando a experiência do Canadá na geração de fontes de eletricidade renováveis.

A nova fábrica faz parte dos planos da montadora de acelerar seu investimento em veículos elétricos para acabar  100% com a frota de veículos movidos à combustão até 2038. Isso inclui atingir a venda de 5 milhões de veículos elétricos globalmente até 2030. 

“A joint venture com a LG Energy Solution é mais um degrau para alcançar nosso agressivo plano de eletrificação na região, que visa atingir a marca de 50% no mix de vendas de veículos elétricos à bateria nos EUA e Canadá até o final da década”, disse Carlos Tavares, CEO de Stellantis.

Acompanhe tudo sobre:CanadáCarros elétricosLGMontadorasStellantis

Mais de Negócios

A “grande sacada” do Plano Real para derrotar a hiperinflação no Brasil

Esta empresa PME superou todo tipo de desafio para conquistar um grande cliente

Bezos investe em startup que quer criar ‘cérebro’ para robôs

Os criadores do código de barras querem investir em startups brasileiras de olho no futuro do varejo