Negócios

Starbucks compra Cafés Sereia e assume controle

A Starbucks não opera com o sistema de franquias e cabe aos seus sócios locais a missão de abrir lojas próprias

As 22 lojas brasileiras estão espalhadas por São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro (.)

As 22 lojas brasileiras estão espalhadas por São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

Nova York - A Starbucks Corporation anunciou ter assumido o controle total das 22 lojas abertas no Brasil por meio da aquisição da Cafés Sereia do Brasil Participações S.A. Em nota divulgada hoje, a companhia norte-americana diz que, unidades próprias, poderá se concentrar "nas enormes oportunidades" do mercado brasileiro, o maior da América do Sul. O valor da transação não foi revelado.

A Starbucks não opera com o sistema de franquias e cabe aos seus sócios locais a missão de abrir lojas próprias em todos os novos mercados onde a marca se instala.

"Agradecemos a dedicação, o talento e o espírito empreendedor de Maria Luisa Rodenbeck, que levou a Starbucks ao Brasil, e a parceria com Peter Rodenbeck e a Cafés Sereia do Brasil por estabelecerem a Starbucks como uma marca confiável e respeitada no País", diz o comunicado. Maria Luisa faleceu em um acidente de carro no Rio de Janeiro menos de um ano após abrir a primeira loja no País, em 2006, no Shopping Morumbi.

De acordo com a Starbucks, a mesma equipe continuará gerenciar a rede. As 22 lojas brasileiras estão espalhadas por São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro.

Como parte da transação, a companhia mexicana de fast-food Alsea SAB vendeu sua participação de 11,06% na operação brasileira para a Starbucks Corp. A empresa opera lojas da norte-americana no México, Chile e Argentina, assim como de outras redes, como Domino''s Pizza e Burger King. Em nota, a Alsea afirmou que a venda de sua fatia na operação brasileira faz parte da mudança de suas estratégias para o País, onde espera ter participações majoritárias nos negócios em que opera. As informações são da Dow Jones.

Leia mais notícias sobre Starbucks

Siga as notícias sobre Negócios no Twitter
 

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoBebidasCafeteriasEmpresasEmpresas americanasFast foodFusões e AquisiçõesStarbucks

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades