Alguns dos principais momentos da abertura do evento de inovação e empreendedorismo:
Onde vai parar o ChatGPT, segundo Tânia Cosentino, da Microsoft
Em tempos de novas tecnologias surgindo a cada dia (a exemplo da refinada inteligência artificial ChatGPT), Tânia Cosentino, presidente da Microsoft no Brasil, prefere afirmar que o papel das grandes empresas é o de viabilizar a adoção de práticas sustentáveis nas pequenas empresas.
Na visão da executiva, a despeito das pressões por aderir a todo novo software ou ferramenta promissora, companhias precisam manter os pés no chão e focar na implementação de práticas sustentáveis e de bem-estar social para alcançarem o sucesso no longo prazo.
“É minha obrigação, como grande empresa, pegar pela mão as pequenas empresas que estão em torno dos nossos negócios e ajudá-las a cumprir com regulações, algo que é mais simples para as grandes”, afirmou a executiva, sobre a importância de auxiliar companhias de pequeno porte na implementação de ações sustentáveis.
“Não fazemos o correto apenas porque é correto”, disse. “Sabemos que as gerações futuras estarão atentas ao que fazem as empresas. E isso é fundamental”.
O que está acontecendo nos corredores
O South Summit está sendo realizado no Cais Mauá, uma porção de armazéns de um porto desativado a poucos metros do centro da capital gaúcha
As atrações do evento se dividem entre 1) palestras com lideranças empreendedores do Brasil e de fora e 2) uma feira apelidada de "Marketplace" em que startups e patrocinadores têm um lugar para expor produtos e serviços
Na primeira fileira da plateia de algumas das palestras esteve Jorge Gerdau Johannpeter, atual presidente do conselho da Gerdau. Com 86 anos, e ainda ativo em muitas decisões da empresa, ele é um dos maiores entusiastas do South Summit — a Gerdau é uma das patrocinadoras do evento.
Ainda não há estimativa de público presente. A expectativa dos organizadores é de 20.000 visitantes. O alvoroço está grande. Há filas na entrada de boa parte das palestras. O trajeto do aeroporto Salgado Filho até o Cais Mauá, normalmente feito em 20 minutos, está tomando cerca de 1 hora nesta manhã.
Há expectativa ainda sobre o movimento de jatinhos de presidentes ou executivos de empresas e fundos interessados em bater ponto no South Summit.
No ano passado, na primeira edição do evento, 175 aeronaves executivas pousaram em Porto Alegre nos três dias de evento. A previsão para 2023 é esse número chegar a 250.
Movimento de público durante o South Summit Brazil 2023 (Felipe Nogs/Agência Preview/Divulgação)
O que Luiza Helena Trajano pensa sobre juros e chineses
"Não tem jeito de competir quando um varejista paga 37% de imposto e o outro não paga", disse Luiza Helena Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza, na abertura do South Summit Brazil, em Porto Alegre (RS), quando perguntada sobre como a varejista encara a concorrência de players como Shein e Shopee.
Numa palestra moderada por Veronica Serra (Innova Capital), Luiza Helena adiantou que varejistas brasileiros deverão começar uma campanha de marketing em breve para "conscientizar os consumidores sobre a importância de termos condições iguais de concorrência" com os chineses.
No papo, Luiza Helena reforçou o coro de empresários contra a política de juros do Banco Central, que manteve a taxa Selic em 13,75% em reunião na semana passada.
"Quando tem que ter juro alto? Quando tem excesso de consumo. Quem aqui está com excesso de consumo?", disse Luiza Helena, que arrancou risos e alguns aplausos da plateia de mais de 500 pessoas, a maioria empreendedores.
Como mulheres podem promover mudanças “na marra”
“É preciso forçar as mudanças, pois elas não acontecerão naturalmente”. A fala da empreendedora Connie Ansaldi resume a opinião da fundadora e CEO da Carnaval Art — marketplace que usa blockchain para a venda de obras de arte via NFT — sobre o protagonismo feminino nos negócios.
Ansaldi participou do primeiro dia do South Summit Brazil, em Porto Alegre (RS), em painel que discutiu a participação de mulheres em setores como finanças e tecnologia.
Em palestra moderada por Renata Zanuto, head de startups do Cubo Itaú, Ansaldi reforçou a importância da ousadia e das redes de apoio para ampliar o número de mulheres líderes em tecnologia e fundadoras de startups.
“O conselho que dou é: saiba mais e mais sobre o que você faz e não deixe que a síndrome do impostor a ataque, embora seja algo natural”, disse.
Luciane Dalmolin, gerente sênior de vendas da Dell, também esteve presente na palestra.
Em sua fala, a executiva destacou ações promovidas pela gigante de tecnologia em favor do empreendedorismo feminino e das pequenas empresas.
Para ela, implementar processos inovativos nas companhias começa pela mudança cultural, e deu dicas para mulheres que querem começar a trabalhar com inovação e tecnologia.
“Você deve descobrir o seu super poder. Aquilo no que você é muito bom, e usar isso a seu favor e crescimento”.
Empresa de Campo Bom é responsável por criar materiais que outras empresas irão transformar em produtos do dia a dia. A meta é faturar R$ 1 bilhão até 2027