Negócios

Sony sinaliza lucro decepcionante com desaceleração de área de games

Perspectiva vem depois de dois anos de lucros recordes e ressalta as preocupações de que o processo de recuperação da Sony esteja perdendo força

Analistas esperam que a Sony lance um console de nova geração em 2020 para substituir o PlayStation 4 (Toru Hanai/Reuters)

Analistas esperam que a Sony lance um console de nova geração em 2020 para substituir o PlayStation 4 (Toru Hanai/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 26 de abril de 2019 às 14h49.

Tóquio - A Sony alertou que terá uma queda mais acentuada do que o esperado do lucro anual e descartou algumas metas de longo prazo, num sinal de desaceleração da área de videogames da empresa diante do fim do ciclo do console PlayStation 4.

A perspectiva vem depois de dois anos de lucros recordes e ressalta as preocupações de que o processo de recuperação da Sony esteja perdendo força depois que a empresa enfrentou anos de prejuízos com aparelhos eletrônicos, como televisores.

Analistas esperam que a Sony lance um console de nova geração em 2020 para substituir o PlayStation 4, mas a divisão pode enfrentar forte concorrência dos serviços de streaming de jogos anunciados recentemente por Google e Apple.

A empresa japonesa previu lucro para o ano fiscal que se encerra em março de 2020 de 810 bilhões de ienes (7,25 bilhões de dólares), queda de 9,4 por cento na comparação anual e abaixo da previsão média de 834,49 bilhões de ienes compilada junto a 22 analistas consultados pela Refinitiv.

A Sony retirou metas de lucro anual para negócios individuais, incluindo um lucro entre 130 bilhões a 170 bilhões de ienes na divisão games, citando "mudanças significativas no ambiente operacional".

Para o ano fiscal de março de 2020, a Sony espera que os custos para o desenvolvimento do novo console reduzam o lucro da divisão de jogos para 280 bilhões de ienes ante 311 bilhões um ano antes. As vendas do PS4 devem cair 10 por cento, para 16 milhões de unidades.

O negócio de semicondutores, que inclui sensores de imagem, deverá ter lucro de 145 bilhões de ienes, um aumento de 1 bilhão de ienes em relação ao ano anterior. Os sensores de imagem da Sony, centrais para a recuperação da companhia, são usados por Apple e outros grandes fabricantes de smartphones.

A Sony permanece otimista em relação à demanda por sensores de imagem de grande porte e sistemas de câmeras com múltiplas lentes para smartphones, e disse que pode gastar 100 bilhões de ienes a mais para construir uma nova instalação.

Acompanhe tudo sobre:GamesLucroPlayStationSony

Mais de Negócios

Ele fatura R$ 500 milhões ao colocar Floripa na rota do luxo discreto

Black Friday tem maquininha com 88% de desconto e cashback na contratação de serviços

Início humilde, fortuna bilionária: o primeiro emprego dos mais ricos do mundo

A Lego tinha uma dívida de US$ 238 milhões – mas fugiu da falência com apenas uma nova estratégia