Negócios

Skype gera perdas ao controlador de US$ 1,4 bi

Site de leilões Ebay, dono do sistema de ligações telefônicas de baixo custo pela internet, admite que o retorno do investimento tem demorado mais do que previsto

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de maio de 2011 às 13h39.

O site americano de leilões Ebay anunciou nesta segunda-feira (01º/10) que pretende gastar 1,4 bilhão de dólares em compromissos financeiros relacionados ao Skype, sistema de ligações telefônicas de baixo custo via internet. A empresa também promoverá uma reforma nos principais cargos administrativos de sua subsidiária telefônica, inclusive do executivo-chefe de operações e co-fundador Niklas Zennstrom, como informa o jornal nova-iorquino Wall Street Journal.

O gasto bilionário do gigante de leilões envolve o pagamento de 530 milhões de dólares pela conclusão da compra do Skype, efetuada em 2005, por 2,6 bilhões de dólares. A maior parte do valor, porém, refere-se a reajustes nos valores da empresa devido a uma "atualização nas previsões financeiras de longo prazo para o Skype".

Quando o site que permite acesso ao sistema de ligações foi comprado pelo EBay ficou acertada a possibilidade de os antigos controladores receberem bônus de até 1,7 bilhão de dólares, conforme a performance do Skype em 2008 e no primeiro semestre de 2009.

Representantes do EBay afirmaram ao WSJ considerar o valor dos gastos "razoável, diante do progresso do Skype e do rápido crescimento da sua base de usuários" - no segundo trimestre do ano, a receita da subsidiária cresceu mais de 100%, com 220 milhões de usuários pelo mundo e faturamento de 90 milhões de dólares, equivalente a 5% do total do EBay.

No entanto, os executivos desta última companhia admitem que a compra do Skype demorou mais do que o previsto para começar a trazer retorno. Na época da compra, o controle do sistema telefônico de baixo custo era visto como uma forma de diversificar a área de atuação para além dos leilões virtuais.

Com relação à substituição dos executivos do grupo, a EBay anunciou a recolocação do ex-CEO, Niklas Zennstrom, como presidente não-executivo. Ele será substituído temporariamente por Michael van Swaij, executivo-chefe de estratégia, enquanto a empresa define o nome do novo executivo-chefe de operações.

Outro nome importante na hierarquia da empresa, o executivo Henry Gomez deixa de ser apontado como possível presidente do Skype e volta a integrar a EBay, como vice-presidente sênior para assuntos corporativos.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanaslojas-onlineVarejoPrejuízoSkypeeBay

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente