Londres - Sindicatos de trabalhadores e uma organização beneficente acusaram a rede de fast food McDonald's de evitar o pagamento de cerca de 1 bilhão de euros (1,1 bilhão de dólares) em impostos entre 2009 e 2013, ao direcionar receitas através de uma unidade em Luxemburgo, e instaram a Comissão Europeia a investigar o caso.
A evasão fiscal por parte de empresas tornou-se um assunto político quente na Europa e o braço executivo da UE abriu investigações sobre acordos fiscais que alguns países fecharam com multinacionais, incluindo acordos entre Luxemburgo e a montadora Fiat e a varejista online Amazon.com.
Organizações que reúnem sindicatos que representam milhões de trabalhadores nos Estados Unidos e na Europa e a organização beneficente War on Want pediram à Comissão para expandir a investigação para incluir o McDonald's.
A Federação Europeia de Sindicatos de Serviços Públicos e o Sindicato Internacional de Trabalhadores de Serviços disseram que o McDonald's economizou em impostos ao determinar que unidades pagassem royalties dedutíveis equivalentes a 5 por cento do faturamento a uma subsidiária em Luxemburgo, que paga menos impostos.
Uma porta-voz do McDonald disse que a rede tinha cumprido todas as regras fiscais aplicáveis e que "além de pagar impostos sobre os lucros, nós pagamos impostos significativos em contribuições sociais dos empregados, impostos sobre a propriedade de imóveis e outros impostos exigidos por lei".
-
1. 10 perguntas "cabeludas" respondidas pelo McDonalds
zoom_out_map
1/9 (Jason Alden/Bloomberg)
São Paulo - Como parte de sua campanha “Além da Cozinha”, o
McDonald's lançou o site
http://www.alemdacozinha.com.br em fevereiro de 2013, uma plataforma para os internautas perguntarem qualquer coisa para a rede de
fast food. Passados dez meses, as perguntas (e as respostas) contidas no site chamam a atenção. Conforme ressaltou Roberto Gnypek, diretor de Marketing da Arcos Dourados, empresa que opera a marca McDonald’s no Brasil, à época de lançamento da iniciativa, ela foi feita para ser o “símbolo máximo” da “transparência e preocupação” da rede em relação aos seus consumidores. O Adnews separa abaixo 10 perguntas "cabeludas" que alguns consumidores da rede tinham vontade de fazer, mas nunca tiveram a oportunidade. É claro que, com a possibilidade de perguntar qualquer coisa, as questões bizarras e com toques de humor não seriam uma raridade. O McDonald’s, num exemplo de transparência, tem respondido todas elas. Em tempos de SAC 2.0 e mídias sociais, a campanha pode servir de exemplo para muitas empresas.
-
2. 2. “Muitos falam que a carne é feita de minhoca. Isso é verdade?”
zoom_out_map
2/9 (Ines Zgonc/Wikimedia Commons)
Resposta do McDonald's: “Olá, Marcos, isso é um mito. Nossa carne é 100% bovina :)”
-
3. 3. “Não seria mais higiênico se os funcionários utilizassem luvas durante a fabricação dos lanches? Eles suam.”
zoom_out_map
3/9 (Guang Niu/Getty Images)
Resposta do McDonald's: “Usamos luvas para preparar alguns itens do nosso cardápio como as saladas, e quando se manuseia itens crus. No entanto, não usamos luvas na fila de preparação (onde preparamos nossos hambúrgueres). Cumprimos os requisitos sanitários obrigatórios de cada país em relação aos procedimentos para a preparação dos alimentos de maneira segura e para manter as mãos limpas. Acreditamos que um procedimento eficaz de higienização das mãos é mais eficiente que as luvas (que podem sujar, contaminar ou rasgar). No McDonald's, nos certificamos de capacitar todos e cada um de nossos funcionários sobre como e quando lavar as mãos adequadamente como também manipular os alimentos de forma segura. Os Ministérios da Saúde de cada região inspecionam nossos restaurantes de maneira rotineira para verificar que se cumpram os procedimentos, além das nossas verificações internas. Obrigado pela sua pergunta.”
-
4. 4. “Por que os seus hamburgueres são tão deliciosos? Qual é o segredo?”
zoom_out_map
4/9 (Getty Images / Allison Shelley)
Resposta do McDonald's: “null”
-
5. 5. “A carne que vocês usam é Friboi?”
zoom_out_map
5/9 (Divulgação)
Resposta do McDonald's: “Nossa carne é fornecida pelas empresas JBS e BRF. Obrigado por sua mensagem :)”
-
6. 8. “É verdade que as vacas que vocês usam não têm cabeças?”
zoom_out_map
6/9 (Getty Images)
Resposta do McDonald's: “Não, isso não é verdade.”
-
7. 9. “Na minha cidade os atendentes são muito preguiçosos e pouco motivados. Quais são as políticas de motivação?”
zoom_out_map
7/9 (Getty Images)
Resposta do McDonald's: “A empresa atua e treina continuamente todos os funcionários dentro dos mais altos padrões de qualidade, saúde e limpeza e está dentro de todas as normas da vigilância sanitária. Atualmente, são realizados treinamentos e cursos em todos os restaurantes, centros de treinamento e em nossa universidade corporativa para garantir o que há de melhor para nossos clientes. Eventuais manifestações são analisadas pontualmente e caso seja identificada alguma irregularidade são aplicadas sanções disciplinares.”
-
8. 10. “Como vocês cuidam dos animais que são utilizados nos hambúrgueres?”
zoom_out_map
8/9 (Cate Gillon/Getty Images)
Resposta do McDonald's: "No McDonald's acreditamos no trato ético de animais e que os animais devem ser criados, transportados e abatidos em um ambiente sem crueldade, abuso ou negligência. Nossos fornecedores são auditados de forma contínua para assegurar que cumpram tais normas. Estas auditorias são exaustivas e reconhecidas mundialmente pelo seu rigor e liderança, sendo o McDonald´s o pioneiro e líder neste campo. Todas as fazendas que fornecem aos fornecedores do McDonald's, motoristas e funcionários das instalações devem participar de um treinamento sobre bem-estar animal. Além disso, há auditorias externas anuais que garantem o cumprimento das nossas normas e medidas por parte dos nossos fornecedores. Se não são aprovados na auditoria, pode significar o fim da relação comercial com o fornecedor. Todos os nossos fornecedores de proteínas, devem ser aprovados, sem exceção.”
-
9. Agora veja bordões publicitários que caíram na boca do povo
zoom_out_map
9/9 (Reprodução)