Negócios

Siemens encerra seu último negócio de energia solar

Conglomerado industrial alemão está fechando o último de seus negócios de energia solar após não ter conseguido encontrar um comprador


	Siemens: companhia passou sete meses tentando vender a Solel, que produz componentes utilizados em usinas de energia solar e térmica
 (Sean Gallup/Getty Images)

Siemens: companhia passou sete meses tentando vender a Solel, que produz componentes utilizados em usinas de energia solar e térmica (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de junho de 2013 às 12h56.

Munique - O conglomerado industrial alemão Siemens está fechando o último de seus negócios de energia solar após não ter conseguido encontrar um comprador, informou a companhia nesta segunda-feira.

Confirmando informação do jornal alemão Handelsblatt, um porta-voz da Siemens disse que o grupo iria fechar a empresa Solel no início do próximo ano. A empresa israelense acumulou perdas de cerca de 1 bilhão de euros (1,33 bilhão de dólares) desde que a Siemens a comprou em 2009, incluindo uma baixa de todos os preços de compra.

A Siemens passou sete meses tentando vender a Solel, que produz componentes utilizados em usinas de energia solar e térmica. Cerca de 280 funcionários serão afetados pelo fechamento, a maioria deles em Israel.

O custo vai ficar na casa dos dois dígitos de milhões de euros, de acordo com a Siemens.

O novo campo que já foi promissor, com fortes taxas de crescimento, a indústria de energia solar está em nítido declínio na Alemanha, com os fabricantes chineses inundando o mercado global com painéis e componentes mais baratos.

Várias empresas alemãs menores estão lutando para sobreviver ao ataque.

Outro conglomerado industrial, a Bosch, está analisando vender ou fechar suas operações solares fotovoltaicas, após perder 2,4 bilhões de euros desde 2008. A empresa culpa, em parte, uma queda nos preços da energia dos EUA, causada por uma abundância crescente de gás de xisto.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEnergia elétricaServiçosInfraestruturaempresas-de-tecnologiagestao-de-negociosEnergiaEnergia solarEmpresas alemãsSiemensCortes de custo empresariais

Mais de Negócios

Quais são os maiores supermercados do Rio Grande do Sul? Veja ranking

Brasileiro mais rico trabalhou apenas um ano para acumular fortuna de R$ 220 bilhões

Quais são os maiores supermercados do Nordeste? Veja quanto eles faturam

Bancário autônomo: pesquisa inédita mostra o perfil da profissão no Brasil