Negócios

Shell inicia operações com sonda na bacia de Campos

Sonda é semissubmersível e pode chegar a perfurar até 7.600 metros de profundidade em lâminas d'água de até 2.100 metros


	 

	Shell é a operadora dos campos de Bijupirá e Salema, com 80% de participação na iniciativa, e tem a Petrobras como parceira
 (Wikimedia Commons)

  Shell é a operadora dos campos de Bijupirá e Salema, com 80% de participação na iniciativa, e tem a Petrobras como parceira (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2013 às 13h44.

São Paulo - A Shell iniciou operações com a Sonda Noble Max Smith que realizará perfurações em três novos poços em Bijupirá, e em um em Salema, na bacia de Campos, informou a companhia nesta segunda-feira.

A sonda, que chegou ao Brasil em meados de fevereiro, é semissubmersível e pode chegar a perfurar até 7.600 metros de profundidade em lâminas d'água de até 2.100 metros.

"A Noble Max Smith, da Noble Corporation, chegou ao país com o objetivo de buscar um redesenvolvimento do campo onde irá operar, com o aumento da produtividade na área", informou a companhia.

Os campos de Bijupirá e Salema estão localizados no litoral Norte Fluminense, a aproximadamente 295 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, e produzem desde 2003, segundo o website da Shell no Brasil.

A Shell é a operadora dos campos, com 80 por cento de participação na iniciativa, e tem a Petrobras como parceira.

Parque das conchas

Atualmente, a companhia já opera no país com a Noble Bully II, outra sonda para operação "offshore" (marítima).

A Bully II, utilizada há quase um ano na Fase 2 de desenvolvimento do Parque das Conchas (BC-10), "está perfurando 11 poços, sendo sete de produção e quatro de injeção de água para estimular a produção".

A produção média diária da Shell em 2012 foi de 60 mil barris, menor do que a média de 80 mil barris por dia do ano anterior, devido às paradas programadas para manutenção, informou a assessoria da Shell.

A companhia passa por um processo de expansão da produção no Brasil, e espera recuperar a marca registrada em 2011 com a entrada do primeiro óleo da segunda fase do projeto desenvolvido no Parque das Conchas, previsto para o segundo semestre de 2013, acrescentou a assessoria.

Segundo o comunicado, a sonda Bully II oferece ganho em eficiência "porque permite o encaixe remoto de válvulas nos poços perfurados e geram menos custo, mais rapidez na operação, menor consumo de combustível".

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEnergiaIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralPetróleoShell

Mais de Negócios

Com 20 minutos de trabalho por dia, jovem fatura quase meio milhão de dólares com vendas na internet

Casal investe todas as economias em negócio próprio — e fatura milhões com essa estratégia

Bamba, Kichute, Montreal, Rainha: o que aconteceu com as marcas de tênis que bombaram nos anos 80

Rappi zera taxa para restaurantes e anuncia investimento de R$ 1,4 bilhão no Brasil