Shell: lucro ajustado de 2,9 bilhões de dólares seria o menor da Shell desde o mesmo período em 2009 (Cate Gillon/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 17 de janeiro de 2014 às 07h54.
Londres - A Royal Dutch Shell emitiu um alerta "significativo" sobre lucro nesta sexta-feira, detalhando problemas generalizados e o tamanho dos desafios que esperam o novo chefe da gigante de petróleo, Ben van Beurden, que assumiu o cargo há duas semanas.
"Nosso desempenho em 2013 não foi o que eu espero", disse van Beurden, anunciando um corte nas previsões de lucro do quarto trimestre excluindo itens identificados em uma base de custo atual de insumos (CCS, na sigla em inglês) para 2,9 bilhões de dólares, ante expectativas de 4 bilhões de dólares do mercado.
Analistas da Bernstein disseram que lucro ajustado de 2,9 bilhões de dólares seria o menor da Shell desde o mesmo período em 2009. A Bernstein havia estimado 4,2 bilhões de dólares para o quarto-trimestre.
A Shell disse que seus resultados do quarto trimestre, esperados para 30 de janeiro, ficarão significativamente abaixo dos níveis recentes de lucratividade, devido a preços mais fracos de petróleo e gás e problemas no negócio de refino.
No terceiro trimestre, o lucro em base CCS excluindo itens identificados alcançou 4,5 bilhões de dólares, uma queda ante os 6,6 bilhões de dólares do mesmo período em 2012.
A grande queda nos lucros têm sido causada principalmente pelas condições significativamente mais fracas da indústria de refino, que têm sido muito destacadas pela empresa e suas rivais.