Negócios

Sete mil funcionários aderem à aposentadoria antecipada do BB

Medida faz parte de projeto de reestruturação do banco e deve trazer impacto positivo no resultado de 2008

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 19h27.

Cerca de 7 mil funcionários aderiram ao Plano de Afastamento Antecipado (PAA) do Banco do Brasil (BB), que possui aproximadamente 83 mil empregados no país. O plano era voltado aos 12 mil funcionários com mais de 50 anos de idade e pelo menos 15 anos de contribuição à Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ).

O estímulo à aposentadoria antecipada faz parte de um programa de reestruturação do banco, anunciado em maio, que pretende aumentar a eficiência e trazer ganho de escala. Entre as medidas do programa, o BB anunciou a concentração em cinco cidades de serviços antes realizados em todo o país. Aos funcionários atingidos, o banco prometeu oportunidades de recolocação, transferências, permutas e desligamento voluntário da empresa por meio de programas de afastamento ou aposentadoria antecipada.

Com a adesão registrada, o BB estima que o Plano de Afastamento Antecipado trará um impacto negativo no resultado da instituição no curto prazo - de 482 milhões de reais no segundo trimestre do ano e de 46 milhões de reais no terceiro trimestre. Ao fim do ano, o saldo negativo gerado pela medida deve ser de 488 milhões de reais.

Em 2008, no entanto, o banco já deve ver os benefícios do plano: a estimativa é de que as adesões dos funcionários tragam um impacto positivo de 158 milhões de reais no resultado do ano. O BB também anunciou que a suspensão das contribuições de funcionários à Previ, por causa do superávit em um dos planos, trará uma redução de 300 milhões de reais, antes de contabilizados impostos, nas despesas de pessoal de 2007. Ainda segundo a instituição, a suspensão da contribuição será revista a cada doze meses. No mesmo comunicado, o BB informou também esperar uma contabilização extraordinária de aproximadamente 450 milhões de reais em despesas de pessoal, antes de impostos, no terceiro trimestre de 2007, valor referente à reestruturação do plano de saúde administrado pela Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi), plano de saúde dos funcionários do banco.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Na plantação de batata doce, agricultora se destaca como produtora e influencer

No Grupo Pão de Açúcar, cliente fiel sai na frente na corrida por ofertas (online) da Black Friday

Funcionários da PepsiCo Brasil fazem greve por fim da escala 6x1

Na Black Friday da Casas Bahia, celulares lideram buscas — e tem até por R$ 269