Negócios

Apresentado por MAN

Serviços online ajudam a encontrar motoboys

Aplicativos também conectam transportadoras a caminhoneiros

DR

Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2014 às 10h00.

A lentidão enfrentada pelos motoristas em grandes cidades como São Paulo, onde a média de velocidade em horário de pico chega a 6,9 quilômetros por hora, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego, vem fazendo com que pessoas e empresas que dependem de serviços de entrega busquem com mais afinco soluções que otimizem a logística de seus negócios.

Depois de melhorarem a vida de quem procura um táxi, os aplicativos móveis estão aumentando a eficiência da retirada e da entrega de mercadorias. Um exemplo disso é a Speedyboy, plataforma que utiliza o sistema de geolocalização para encontrar os motoboys mais próximos dos serviços que os esperam. O mesmo mecanismo é usado pela Rapiddo, site que conecta clientes a motoboys e bikers nas cidades de São Paulo, Campinas (SP), Rio de Janeiro e Grande Curitiba (PR). Por enquanto, o serviço só está disponível via site, mas, segundo a empresa, um aplicativo para o sistema iOS já está em fase de desenvolvimento.

O caminhão já está a sua espera
As transportadoras também contam com aplicativos móveis para encontrar caminhões próximos ao local de retirada de carga. Com mais de 10 000 veículos cadastrados e 2 500 fretes disponibilizados por semana, a Sontra Cargo é uma dessas empresas. O sistema funciona assim: os caminhoneiros se cadastram gratuitamente no site ou no aplicativo da empresa e, a partir de então, podem pesquisar a origem e o destino da carga, assim como o seu tipo, a carroceria necessária para transportá-la, o valor oferecido pela transportadora e se há ou não a obrigatoriedade de usar rastreador naquele tipo de operação.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), existem 2,5 milhões de caminhões em operação no Brasil – boa parte deles conduzida por profissionais autônomos que dependem, ainda mais, de ferramentas de logística que os ajudem a poupar tempo e dinheiro percorrendo trechos tanto de ida quanto de volta com mercadoria na bagagem.

Acompanhe tudo sobre:informe

Mais de Negócios

Saiba os efeitos da remoção de barragens

Exclusivo: Tino Marcos revela qual pergunta gostaria de ter feito a Ayrton Senna

Ele começou com dívidas e cartões estourados – hoje sua empresa vale US$ 1 bi e tem apoio da Madonna

Esse empresário deixou seus funcionários milionários ao vender startup por US$ 3,7 bi – veja como