Negócios

Ser Educacional comprará instituições no Pará por R$151 mi

Com meta de se expandir nas regiões Norte e Nordeste, Ser anuncia acordo em um momento em que fusões e aquisições permanecem no radar das companhias do setor


	Sala de aula: Juntas, Unama e FIT têm cerca de 12,2 mil alunos, sendo 11,7 mil estudantes de graduação
 (Getty Images)

Sala de aula: Juntas, Unama e FIT têm cerca de 12,2 mil alunos, sendo 11,7 mil estudantes de graduação (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de maio de 2014 às 10h49.

São Paulo - A Ser Educacional acertou a compra integral da União de Ensino Superior do Pará (Unespa) e do Instituto Santareno de Ensino Superior (Ises), ambos no Pará, por um total de 151,2 milhões de reais.

A Unespa mantém a Universidade da Amazônia (Unama) e o Ises detém as Faculdades Integradas Tapajós (FIT), informou a Ser nesta segunda-feira.

Com meta de se expandir nas regiões Norte e Nordeste, a Ser anuncia o acordo em um momento em que fusões e aquisições permanecem no radar das companhias do setor, com o segmento de graduação continuando a aparecer como o mais promissor.

No ano passado, a receita líquida da Unama e do FIT somou 109,6 milhões de reais, com lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 11,4 milhões de reais, disse a Ser.

Juntas, Unama e FIT têm cerca de 12,2 mil alunos, sendo 11,7 mil estudantes de graduação. "Aproximadamente 11 por cento da base de alunos utiliza o Fies (programa de financiamento estudantil do governo), o que demonstra potencial de crescimento quando comparado a 44 por cento da base da Ser Educacional", disse a companhia em fato relevante.

O negócio, que segue memorando de entendimentos anunciado em dezembro, também envolve o recebimento de direitos na Associação de Educação Superior do Médio Amazonas e na Fundação Instituto para Desenvolvimento da Amazônia.

Após a aquisição, que ainda está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o grupo Ser Educacional contará com 29 unidades em 11 Estados do país.

A base de alunos da companhia, por sua vez, chegará a cerca de 125,7 mil alunos, sendo 96,6 mil de graduação.

Dos 151,2 milhões de reais envolvidos na transação, 24 milhões serão pagos pela Ser a título de adiantamento, com o restante quitado na data de fechamento da operação, montante sujeito à ajuste com base no endividamento líquido das empresas compradas.

O anúncio da aquisição ocorreu depois que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou com restrições na semana passada a fusão da Kroton com Anhanguera, que criará a maior empresa de ensino privado do Brasil, e a compra da Uniseb pela Estácio.

Acompanhe tudo sobre:Ser EducacionalEducaçãoFusões e Aquisiçõesacordos-empresariais

Mais de Negócios

Milhares de pacotes com camarão são recolhidos de supermercados nos EUA por risco de contaminação

Últimos dias para se inscrever no Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2025

Startups estão fracassando por excesso de investimento, mostra pesquisa de Harvard

CEO da Nvidia chega a fortuna de US$ 142 bilhões e ameaça posição de Warren Buffett