Negócios

Semp Toshiba é premiada por gestão conservadora em tempos de crise

Empresa é escolhida a melhor do setor de eletroeletrônicos de MELHORES E MAIORES 2010

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

São Paulo - A crise econômica mundial prejudicou os fabricantes de aparelhos de áudio e vídeo como a Semp Toshiba. Ao contrário dos produtos de linha branca, que aumentaram as vendas devido à redução do IPI, as fabricantes de linha marrom – som e vídeo – depositavam suas esperanças no mundial da África do Sul, que deveria aumentar as vendas de televisores.

Apesar da queda de 6% no faturamento em 2009, a Semp Toshiba conseguiu manter a segunda posição em vendas de aparelhos de TV. Além disso, a empresa encerrou o ano com um lucro de quase 80 milhões de dólares. O resultado reverteu o prejuízo praticamente idêntico de 2008.

Isso só foi possível graças à gestão conservadora da Semp Toshiba, que se concentrou em manter uma liquidez elevada. No ano passado, o índice de liquidez corrente da companhia foi de 2,52. Traduzindo: enquanto outras companhias se endividavam para cumprir seus compromissos, a empresa possuía 2,52 reais em ativos circulantes para cada 1 real de obrigações de curto prazo. O cuidado em preservar o caixa foi um dos fatores decisivos para que a Semp Toshiba fosse escolhida a melhor empresa do setor de eletroeletrônicos de MELHORES E MAIORES 2010.
 

Acompanhe tudo sobre:Empresasempresas-de-tecnologiaIndústriaIndústrias em geralMelhores e MaioresSemp Toshibasetor-eletroeletronico

Mais de Negócios

Brazil at Silicon Valley 2025 começa amanhã com 'resiliência' como tema central

15 franquias a partir de R$ 14.900 para largar o CLT presencial

De lavador de pratos a bilionário da IA: quem é Jensen Huang, o cérebro por trás da Nvidia

Aos 25 anos, ela lidera uma startup que usa IA para monitorar o cérebro. E já tem clientes gigantes