Negócios

SBM que esclarecer exclusão em licitações da Petrobras

Graça Foster disse que a estatal não buscaria propostas de SBM Offshore enquanto a empresa estivesse sob investigação por suposto suborno no Brasil


	Petrobras: as ações da SBM Offshore chegaram a cair até 9%
 (Pedro Lobo/Bloomberg News)

Petrobras: as ações da SBM Offshore chegaram a cair até 9% (Pedro Lobo/Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de maio de 2014 às 07h28.

Amsterdã - A empresa holandesa de leasing de plataformas de petróleo SBM Offshore NV está buscando esclarecimentos sobre sua exclusão como participante de licitações por contratos da estatal brasileira Petrobras.

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, disse em audiência em comitê do Congresso na terça-feira que a petroleira não buscaria propostas de SBM Offshore enquanto a empresa estivesse sob investigação por suposto suborno no Brasil.

As ações da SBM Offshore chegaram a cair até 9 por cento no início do pregão desta quarta-feira.

A empresa afirmou que estava em negociações com a Petrobras sobre a participação nos próximos processos de licitação para produção, armazenamento e descarregamento em Tartaruga Verde e Libra.

"Enquanto é lógico que a SBM busque esclarecimentos, acreditamos que a empresa não tem chance de voltar à mesa de ofertas com a investigação em curso", disse o analista da ING Quirijn Mulder, em nota a clientes.

Senadores brasileiros estão investigando alegações de que funcionários da Petrobras teriam aceitado subornos em troca de contratos com a SBM Offshore.

A SBM disse em abril que uma investigação interna não tinha encontrado qualquer evidência de pagamentos indevidos no Brasil. A SBM Offshore afirmou que "destinou recursos significativos em atividades de licitação até a data e, por isso, está buscando esclarecimentos, legais ou de outra natureza, para a potencial exclusão em ambas as ofertas." 

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasCombustíveisEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasIndústria do petróleoIrregularidadesLicitaçõesPetrobrasPetróleo

Mais de Negócios

30 franquias baratas a partir de R$ 4.900 com desconto na Black Friday

Ela transformou um podcast sobre namoro em um negócio de R$ 650 milhões

Eles criaram um negócio milionário para médicos que odeiam a burocracia

'E-commerce' ao vivo? Loja física aplica modelo do TikTok e fatura alto nos EUA